

Nonato - Aqui Irandhir não é o protagonista, mas é o motivo do filme. Nonato é um imigrante brasileiro nos Estados Unidos que vira alvo de Marshall, chefe de departamento de imigração do aeroporto JFK. Sua participação na tela é pequena, mas decisiva. Irandhir Santos sofre com o interrogatório cruel, revida, fica emocionado e nos emociona em seu drama. Não sabemos se é real ou não a história que conta, mas sem dúvidas é um vencedor que só queria dar uma vida melhor a sua mãe e sua filha. Vítima de uma estrutura rígida, Nonato pode ter comprado seu visto, mas se o tinha, não poderia ser humilhado da forma que foi por Marshall. É um filme forte e a atuação de Irandhir Santos é mesmo o maior destaque de toda a projeção.

Noca de Antônia - Quando os primeiros trailers do filme Besouro surgiram, a expectativa foi grande. Belas imagens, promessa de lutas e envolvimento em uma história de uma lenda brasileira. Quando a projeção começou, a frustração só não foi maior pela presença de Irandhir Santos, pelo menos para mim. Ainda não conhecia Olhos Azuis e pouco lembrava dele em Baixio das Bestas. Foi em Besouro que o ator chamou a minha atenção. Noca de Antônia se destacava diante dos atores principiantes com um brilho próprio. Não era o único destaque, já que Flavio Rocha também teve ótima atuação no filme, mas foi o feitor mesmo que roubou a cena. E salvou o filme.

Cabo Martin - Após Besouro, parecia mesmo que Irandhir Santos ia virar baiano. Assim entrou pro grupo de Quincas e desfilou talento pelas ruas do Pelourinho como o Cabo Martin. A cabeça pensante dos quatro amigos que levam o morto para sua última noitada nos faz rir e emocionar em cena. Irandhir brinca em cena demonstrando que também pode fazer muito bem papéis leves.
Viajo Porque Preciso Volto Porque Te Amo (2009) - Direção de Marcelo Gomes e Karim Ainouz
Zé Renato - Um bom ator tem que nos convencer em cena e também fora dela. Viajo Porque Preciso Volto Porque Te Amo é um filme atípico feito com colagem de cenas diversas, gravações amadoras. Apenas a voz de Irandhir Santos é ouvida, ele nunca está na frente da tela. O geólogo que viaja pelo nordeste analisando o projeto de transposição de um rio (provavelmente o São Francisco) comenta o que vê na estrada nos envolvendo em seus pensamentos. Vamos junto com ele naquela viagem estranha de auto-descobrimento. Ele fala muito com a tal morena de que sente falta, mas fala também conosco. Tudo isso com uma voz firme, poética e emocionante.

Diogo Fraga - Finalmente o opositor do Capitão Nascimento. Em Tropa de Elite 2 Irandhir Santos é a voz daqueles que ficaram horrorizados com os ideiais do personagem de Wagner Moura no primeiro filme. Defensor dos direitos humanos, Fraga luta para que mesmo os presos possam ser respeitados e compreendidos. Antagonista do filme, mas verdadeiro herói para muitos, sua interpretação continua impressionando. Ele consegue mostrar o porquê de estar se destacando no cenário cinematográfico há tanto tempo, já tendo colecionado vários prêmios a ponto de ser homenageado em janeiro deste ano com troféu "Barroco", na 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes.
Fotos de Universo Produção e Irandhir Santos Site Oficial.