Home
Bérénice Bejo
cinema europeu
critica
drama
Jean Dujardin
John Goodman
Michel Hazanavicius
oscar2012
O Artista
O Artista
O cinema nasceu mudo e preto & branco. A tecnologia avançou, veio o som, vieram as cores, chegaram as novas dimensões, equipamentos e até a velha película corre risco de se tornar obsoleta. Mas, não é que, em pleno século XXI, o diretor francês Michel Hazanavicius volta as suas origens e encanta o mundo inteiro com O Artista? Prova de que vale mesmo é uma boa história bem contada.
A trama gira em torno de George Valentin, vivido por Jean Dujardin, e Peppy Miller, interpretada por Bérénice Bejo, em duas jornadas opostas entre os anos de 1927 e 1932 quando o cinema começa a ser falado. Ele era um astro do cinema mudo que não se conforma com a nova técnica, ela, uma aspirante a atriz que aproveita a oportunidade da novidade para ascender. O destino dos dois se cruza em vários momentos e com isso vamos acompanhando as mudanças no meio cinematográfico, tudo isso sem uma única palavra. Toda a narrativa se vale apenas de gestos, expressões corporais e claro, algumas cartelas de texto.
O filme já começa bem, com os créditos no mesmo estilo antigo e logo depois nos ambientando em uma sala de cinema. O filme na tela, a orquestra embaixo, a platéia rindo, o elenco e produção no backstage, observando o espetáculo. Já nesse momento, Michel Hazanavicius nos dá uma idéia de sua visão de enquadramento com ótimos planos do protagonista observando a tela. O Artista está repleto de enquadramentos e planos metafóricos que nos encantam pelos detalhes. São situações que se complementam e acrescentam, como ela no camarim pegando o paletó ou a cena do restaurante onde os dois estão um de costas para o outro em um plano conjunto que demonstra bem os dois lados da situação. Ou ainda ele na vitrine olhando o smoking que pelo reflexo parece vestido nele. Sem falar na cena em que a sombra da chuva parece uma lágrima em seus olhos.
Mas, a melhor metáfora é mesmo quando ele olha para a parede e se pergunta: "O que você se tornou?" E a sua sombra responde. George Valentin é uma sombra de uma época, assim como diversos outros astros do cinema mudo que simplesmente caíram no esquecimento, Douglas Fairbanks, Buster Keaton, John Gilbert. Situação muito bem retratada em Crepúsculo dos Deuses, quando Norma Desmond diz que os filmes foi que ficaram pequenos na tentativa de encobrir o cruel processo de renovação. Sua recusa a aderir ao cinema falado lembra um pouco Charles Chaplin que também não se adaptou a novidade, mas Chaplin era um gênio e sua obra ficou imortal, ao contrário de George Valentin que era apenas mais um astro. A cena final do seu último filme é mais uma ótima metáfora, demonstrando o quão bem construído é o roteiro de O Artista.
Não há como não lembrar também de Cantando na Chuva, filme que retrata a mesma transformação de Hollywood com a chegada do som. Este porém, é uma ode a essa mudança, até por ser um musical e os protagonistas se aproveitarem bem do momento. O Artista nos deixa mais nostálgicos, apesar da certeza de que tudo se transforma e o novo sempre vem. Até por sua linguagem muda, tão bem explorada. Mesmo no momento em que o filme se utiliza do som ambiente, é de uma forma magistralmente bem arquitetada e condizente com toda a trama. E mesmo as dicas de dança para os futuros musicais são realizadas com a delicadeza que o filme mudo precisa, como quando ele repete os passos dela através de um painel no estúdio quando ele ainda era um astro e ela uma aspirante.
As passagens de tempo também são bem realizadas, sem precisar de muitas palavras, desde ela crescendo em seus papéis, começando como figurante assistindo na platéia até quando começa a ter espaço, para finalmente se tornar uma estrela. Até as comparações com ele sentado na mesa de jantar com a esposa, lembrando a famosa passagem de Cidadão Kane. Isso sem falar do momento em que ele está produzindo, dirigindo e atuando em seu próprio filme quando fusões de claquetes, câmeras e cenas se sucedem em uma ótima construção imagética.
Nesse ponto, não posso deixar de elogiar o elenco, a começar por Jean Dujardin, grande destaque que consegue dar força, emoção e vida ao protagonista com tanto frescor que cria empatia com a platéia no primeiro instante. Ele é o símbolo da nossa nostalgia pelo cinema em sua forma mais pura. Mesmo que nunca tenhamos vivido essa época. Já Bérénice Bejo nos encanta pela graça e vontade de Peppy Miller que sabe exatamente o que quer e se aproveita de todas as oportunidades que a vida lhe dá, apesar mesmo da quase perda de uma carteira. É difícil para atores atuais conseguir se expressar apenas por gestos, e eles são extremamente competentes nisso. Assim como todo o resto do elenco com destaque ainda para James Cromwell como o fiel motorista Clifton. Isso sem falar, claro, na sensação do filme, o cachorrinho Uggie, um cão da raça Jack Russell Terrier que acompanha George Valentin em todos os momentos e tem expressões incríveis.
O Artista é um filme encantador. Com uma técnica impressionante e uma precisão incrível, sua história nos envolve. Ainda mais a todos que amam de fato o cinema em sua expressão maior. Mas, claro que em um mundo colorido, em 3D, digital e cheio de efeitos especiais, terão muitos que poderão estranhar a "novidade". Mas, mesmo em uma época de ritmos frenéticos, O Artista não se torna em nenhum momento uma obra chata. É dinâmica, forte, envolvente e emocionante. Só é preciso dar uma chance para George Valentin nos provar que não é o som o fundamental para uma boa história.
O Artista (The Artist: 2012 / França)
Direção: Michel Hazanavicius
Roteiro: Michel Hazanavicius
Com: Jean Dujardin, Bérénice Bejo, John Goodman, Penelope Ann Miller, James Cromwell, John Goodman.
Duração: 100 min.
A trama gira em torno de George Valentin, vivido por Jean Dujardin, e Peppy Miller, interpretada por Bérénice Bejo, em duas jornadas opostas entre os anos de 1927 e 1932 quando o cinema começa a ser falado. Ele era um astro do cinema mudo que não se conforma com a nova técnica, ela, uma aspirante a atriz que aproveita a oportunidade da novidade para ascender. O destino dos dois se cruza em vários momentos e com isso vamos acompanhando as mudanças no meio cinematográfico, tudo isso sem uma única palavra. Toda a narrativa se vale apenas de gestos, expressões corporais e claro, algumas cartelas de texto.
O filme já começa bem, com os créditos no mesmo estilo antigo e logo depois nos ambientando em uma sala de cinema. O filme na tela, a orquestra embaixo, a platéia rindo, o elenco e produção no backstage, observando o espetáculo. Já nesse momento, Michel Hazanavicius nos dá uma idéia de sua visão de enquadramento com ótimos planos do protagonista observando a tela. O Artista está repleto de enquadramentos e planos metafóricos que nos encantam pelos detalhes. São situações que se complementam e acrescentam, como ela no camarim pegando o paletó ou a cena do restaurante onde os dois estão um de costas para o outro em um plano conjunto que demonstra bem os dois lados da situação. Ou ainda ele na vitrine olhando o smoking que pelo reflexo parece vestido nele. Sem falar na cena em que a sombra da chuva parece uma lágrima em seus olhos.
Mas, a melhor metáfora é mesmo quando ele olha para a parede e se pergunta: "O que você se tornou?" E a sua sombra responde. George Valentin é uma sombra de uma época, assim como diversos outros astros do cinema mudo que simplesmente caíram no esquecimento, Douglas Fairbanks, Buster Keaton, John Gilbert. Situação muito bem retratada em Crepúsculo dos Deuses, quando Norma Desmond diz que os filmes foi que ficaram pequenos na tentativa de encobrir o cruel processo de renovação. Sua recusa a aderir ao cinema falado lembra um pouco Charles Chaplin que também não se adaptou a novidade, mas Chaplin era um gênio e sua obra ficou imortal, ao contrário de George Valentin que era apenas mais um astro. A cena final do seu último filme é mais uma ótima metáfora, demonstrando o quão bem construído é o roteiro de O Artista.
Não há como não lembrar também de Cantando na Chuva, filme que retrata a mesma transformação de Hollywood com a chegada do som. Este porém, é uma ode a essa mudança, até por ser um musical e os protagonistas se aproveitarem bem do momento. O Artista nos deixa mais nostálgicos, apesar da certeza de que tudo se transforma e o novo sempre vem. Até por sua linguagem muda, tão bem explorada. Mesmo no momento em que o filme se utiliza do som ambiente, é de uma forma magistralmente bem arquitetada e condizente com toda a trama. E mesmo as dicas de dança para os futuros musicais são realizadas com a delicadeza que o filme mudo precisa, como quando ele repete os passos dela através de um painel no estúdio quando ele ainda era um astro e ela uma aspirante.
As passagens de tempo também são bem realizadas, sem precisar de muitas palavras, desde ela crescendo em seus papéis, começando como figurante assistindo na platéia até quando começa a ter espaço, para finalmente se tornar uma estrela. Até as comparações com ele sentado na mesa de jantar com a esposa, lembrando a famosa passagem de Cidadão Kane. Isso sem falar do momento em que ele está produzindo, dirigindo e atuando em seu próprio filme quando fusões de claquetes, câmeras e cenas se sucedem em uma ótima construção imagética.
Nesse ponto, não posso deixar de elogiar o elenco, a começar por Jean Dujardin, grande destaque que consegue dar força, emoção e vida ao protagonista com tanto frescor que cria empatia com a platéia no primeiro instante. Ele é o símbolo da nossa nostalgia pelo cinema em sua forma mais pura. Mesmo que nunca tenhamos vivido essa época. Já Bérénice Bejo nos encanta pela graça e vontade de Peppy Miller que sabe exatamente o que quer e se aproveita de todas as oportunidades que a vida lhe dá, apesar mesmo da quase perda de uma carteira. É difícil para atores atuais conseguir se expressar apenas por gestos, e eles são extremamente competentes nisso. Assim como todo o resto do elenco com destaque ainda para James Cromwell como o fiel motorista Clifton. Isso sem falar, claro, na sensação do filme, o cachorrinho Uggie, um cão da raça Jack Russell Terrier que acompanha George Valentin em todos os momentos e tem expressões incríveis.
O Artista é um filme encantador. Com uma técnica impressionante e uma precisão incrível, sua história nos envolve. Ainda mais a todos que amam de fato o cinema em sua expressão maior. Mas, claro que em um mundo colorido, em 3D, digital e cheio de efeitos especiais, terão muitos que poderão estranhar a "novidade". Mas, mesmo em uma época de ritmos frenéticos, O Artista não se torna em nenhum momento uma obra chata. É dinâmica, forte, envolvente e emocionante. Só é preciso dar uma chance para George Valentin nos provar que não é o som o fundamental para uma boa história.
O Artista (The Artist: 2012 / França)
Direção: Michel Hazanavicius
Roteiro: Michel Hazanavicius
Com: Jean Dujardin, Bérénice Bejo, John Goodman, Penelope Ann Miller, James Cromwell, John Goodman.
Duração: 100 min.
Amanda Aouad
Crítica afiliada à Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), é doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Poscom / UFBA) e especialista em Cinema pela UCSal. Roteirista profissional desde 2005, é co-criadora do projeto A Guardiã, além da equipe do Núcleo Anima Bahia sendo roteirista de séries como "Turma da Harmonia", "Bill, o Touro" e "Tadinha". É ainda professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unifacs e da Uniceusa. Atualmente, faz parte da diretoria da Abraccine como secretária geral.
O Artista
2012-02-09T08:33:00-02:00
Amanda Aouad
Bérénice Bejo|cinema europeu|critica|drama|Jean Dujardin|John Goodman|Michel Hazanavicius|oscar2012|
Assinar:
Postar comentários (Atom)
cadastre-se
Inscreva seu email aqui e acompanhe
os filmes do cinema com a gente:
os filmes do cinema com a gente:
No Cinema podcast
anteriores deste site
mais populares do site
-
King Richard: Criando Campeãs (2021), dirigido por Reinaldo Marcus Green , é mais do que apenas uma cinebiografia : é um retrato emocionalm...
-
Cinema Sherlock Homes O filme de destaque atualmente é esta releitura do clássico do mistério pelas mãos de Guy Ritchie. O ex de Madonna p...
-
Eletrizante é a melhor palavra para definir esse filme de Tony Scott . Que o diretor sabe fazer filmes de ação não é novidade, mas uma tra...
-
Olhando para A Múmia (1999), mais de duas décadas após seu lançamento, é fácil perceber como o filme se tornou um marco do final dos anos ...
-
Clint Eastwood me conquistou aos poucos. Ele sabe como construir um filme que emociona e, agora, parece ter escolhido Matt Damon como seu ...
-
O Soterópolis programa cultural da TVE Bahia, fez uma matéria muito interessante sobre blogs baianos. Esta que vos fala deu uma pequena con...
-
Com previsão de lançamento para maio desse ano, Estranhos , primeiro longa do diretor Paulo Alcântara terá pré-estreia (apenas convidados) ...
-
O CinePipocaCult adverte: se você sofre de claustrofobia, síndrome do pânico ou problemas cardíacos é melhor evitar esse filme. Brincadeiras...
-
Fui ao cinema sem grandes pretensões. Não esperava um novo Matrix, nem mesmo um grande filme de ação. Difícil definir Gamer, que recebeu du...