E para finalizar a homenagem, uma mulher que sempre cantou pela colocação da mulher no mundo, sem agredir ninguém, apenas tomando o seu lugar de direito. E ainda ousou ser Deus no cinema... Alanis Morissette e seus oito passos fáceis.
E a Bahia se prepara para o seu 2º Festival de Cinema Universitário que acontece entre os dias 15 e 18 de março na Saladearte Cinema do Museu e Cine Cena Unijorge com a exibição dos 50 curta-metragens selecionados entre todos vídeos enviados por universitários brasileiros ou estrangeiros vivendo no Brasil a pelo menos 3 anos, em todos os tipos de formatos e experimentos audiovisuais em curtas-metragens de até 20 minutos de duração. Além da exibição e premiação dos curtas que receberam prêmios em dinheiro, o Festival conta com Oficinas e Workshops diversos na área. Tem oficinas de Crítica de Cinema para Web com Francis Vogner, de Assistência de Direção para Cinema e TV com Cecília Amado, de Elenco para Cinema e TV com Cecília Homem de Melo, além de Workshop de Finalização com José Agusto de Blasiis e de Montagem com Igor Souto. Isso sem falar na série de debates que incluem a do homenageado da edição, o diretor baiano Sergio Machado. Maiores informações no site oficial do evento.
Especial Spike Lee
No dia 10 de março, a partir das 19h45, o Telecine Cult homenageia o diretor, ator e roteirista Spike Lee, com a exibição de três filmes dirigidos por ele em diferentes fases. Primeiro: "Faça a Coisa Certa", indicado a duas categorias no Oscar de 1990 (Roteiro Original e Ator Coadjuvante/Danny Aiello), o filme retrata o dia mais quente do ano no Brooklyn. Na medida em que os termômetros sobem, o calor aumenta a tensão entre moradores das mais variadas raças. Tem ainda, "Milagre em Sta. Anna", inspirado no massacre de Sant'Anna di Stazzema, em 1944, que vai ao ar na sequência, às 22h. Lançado em 2008 e filmado na Itália, o drama conta a história de quatro soldados negros americanos durante a Segunda Guerra Mundial. E por último, tem "Ela Quer Tudo", de 1986, à 0h50, que conta a história de Nola Darling (Tracy Johns) que precisa decidir entre seus três namorados completamente diferentes: o primeiro é bonzinho e bem educado, o segundo é um modelo que só pensa na própria beleza e o último é um cômico office boy.
Homens de Preto 3
Saiu o novo trailer do filme Homens de Preto 3, nesse podemos ver mais cenas dos Agentes K e J em 1969. Além de vários momentos de piada com Will Smith e uma explicação a mais do inserção de viagem no tempo na história.
Titanic 3D
Abril está chegando e com ele, a versão em 3D de Titanic para os cinemas. Possivelmente apenas mais um caça-níqueis, mas tendo James Cameron no comando é difícil acreditar que não saia algo interessante. Afinal, conhecido por seu perfeccionismo, Cameron se gaba por conhecer melhor do que ninguém a técnica 3D, então, ele não iria fazer lambança com seu filme mais conhecido e vitorioso, certo? Pelo menos é o que esperamos em teoria. Agora se depender da reação de Kate Winslet ao ver o filme, a bilheteria pode fracassar. Segundo o site do Uol, a atriz teve uma espécie de ataque ao ver na tela: "Oh, meu Deus, essa sou eu. Fechem meus ouvidos, alguém! Alguém anestesie meus sentidos! Façam parar". Provavelmente a reação foi de uma atriz perfeccionista que melhorou muito desde então, quanto ao 3D ela não deu nenhum depoimento ainda. Só nos resta esperar.
Já no Circuito Sala de Arte de Salvador, estreia finalmente Românticos Anônimos, filme francês de Jean-Pierre Améris com Benoît Poelvoorde e Isabelle Carré, sobre duas pessoas que começam a se envolver devido a paixão pelo chocolate, mas que sofrem de uma timidez imensa. Foi indicado ao César de melhor atriz para Isabelle Carré.
Em homenagem ao Dia a Mulher, indico o livro de Inês Assunção de Castro Teixeira e José de Sousa Miguel Lopes. A Mulher vai ao Cinema traz uma seleção de filmes onde a mulher é o foco, sendo feitas análises que mostram exemplos de mulheres dignas de serem lembradas e homenageadas hoje e sempre. Entre os filmes, estão clássicos como Hanna e suas Irmãs, de Woody Allen; Eternamente Pagu, de Norma Bengell; A Excêntrica Família de Antonia, de Marleen Gorris, entre tantos outros que marcaram a história do cinema nas últimas décadas. Todos os autores e autoras desta obra são pesquisadores que têm em comum o desejo de refletir a partir do cinema e sobre o cinema.
Coleção Woody Allen
E para quem gosta do diretor nova-iorquino Woody Allen, uma dica especial, a Submarino está com uma oferta interessante de um box com vinte filmes do autor. São eles: Bananas (1971); Tudo o que Você Sempre Quis Saber Sobre Sexo Mas Tinha Medo de Perguntar (1972); O Dorminhoco (1973); A Última Noite de Boris Grushenko (1975); Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977); Interiores (1978); Manhattan (1979); Memórias (1980); Sonhos Eróticos de uma Noite de Verão (1982); Zelig (1983); Broadway Danny Rose (1984); A Rosa Púrpura do Cairo (1985); Hannah e suas Irmãs (1986); A Era do Rádio (1987); Setembro (1987); A Outra (1988); Crimes e Pecados (1989); Simplesmente Alice (1990); Neblina e Sombras (1991); Melinda e Melinda (2004). Comprando o box, cada DVD sai por menos de R$ 9,00.