Grandes Cenas: Jesus Cristo SuperStar
Sábado de Aleluia, dia de queimar o Judas. Para contrastar à tradição, trago aqui a cena inicial do filme Jesus Cristo SuperStar, musical de 1973 que traz Judas, não como vilão, mas como protagonista que questiona o rumo que a vida de Jesus Cristo tomou. O mito maior que o homem, o homem maior que a mensagem. Para os autores, Judas não acreditava que Jesus fosse Deus, mas apenas um homem incrível que ele admirava. Porém, o plano parece ter saído do controle e ele precisava freá-lo, por isso o traiu. Questões religiosas à parte, não deixa de ser um ponto de vista interessante.
Na cena inicial escolhida para análise, Judas apresenta seus argumentos com a bela música Heaven On Their Minds. O diretor Norman Jewison é feliz ao colocar o personagem sentado em uma pedra no meio do deserto. Judas está literalmente pregando no deserto, uma voz solitária que grita, buscando alertar seu mestre para os perigos que virão, caso ele realmente acredite na história de que é um Deus. A primeira estrofe da música é cantada com Judas sentado de cabeça baixa, a câmera vai se aproximando aos poucos em zoom. Na verdade, é um efeito repetitivo com cortes de plano sobre plano, que vai nos deixando cada vez mais perto do protagonista.
As primeiras palavras da música são: My mind is clearer now (Minha mente está mais clara agora); At last all too well (Finalmente, bem demais); I can see where we all soon will be (Posso enxergar onde nós todos estaremos); If you strip away The myth from the man (Se você separarar o mito do homem); You will see where we all soon will be (Você verá onde todos nós estaremos). Só quando grita o nome "Jesus", Judas se levanta, como se clamasse aos céus. Nesse ponto, seu tom de voz, que estava melancólico até então, se torna desesperado, um pouco agressivo, mas principalmente desesperado com o futuro que antevê.
A cena começa então a montar em paralelo Jesus rodeado de pessoas e Judas sozinho clamando por atenção. Interessante perceber que a profundidade de campo do lado de Judas é grande, tudo está em foco, nítido, deixando o personagem menor naquele imenso cenário, apesar de estar enquadrado sempre em planos fechados. Já do lado de Jesus, a profundidade de campo é pequena, só está focado o grupo que o cerca, destacado do fundo do cenário desfocado, como se desse mais importância a eles. Ou, em outra interpretação, como se eles estivessem fora da realidade e Judas fosse a voz da razão.
Uma outra sequência aérea mostra Judas andando por um caminho, completamente só naquele cenário imenso. Ele é quase uma sombra em meio àquela areia quente. Ele se aproxima da câmera aos poucos, sempre cantando e olha para onde estaria Jesus. Importante ressaltar que ele não olha para câmera em nenhum momento, mantendo a distância da quarta parede. Mesmo quando Norman Jewison dá um close nele, seu olhos estão totalmente direcionados para o lado direito. Logo depois vemos Jesus cercado e as pessoas dançando ao seu redor, a encenação que Judas alerta contra.
Depois o mostra andando pela cidade, cercado de admiradores, enquanto Judas continua alertando no deserto sobre os perigos. Listen, Jesus, to the warning I give (Escute Jesus, para o aviso que lhe dou); Please remember that I want us to live (Por favor, lembre-se que eu quero que nós vivamos); But it's sad to see our chances weakening with every hour (Mas é triste ver nossas chances enfraquecendo a cada hora); All your followers are blind (Todos os seus seguidores são cegos!); Too much heaven on their minds (Excesso de paraíso em suas mentes); It was beautiful, but now it's sour (Era lindo mas agora está azedo!); Yes it's all gone sour (Sim, tudo azedou...).
A cena ainda traz um plano com Judas de costas para câmera no alto da montanha, tendo ao fundo Jesus e sua caravana andando. A câmera vai se aproximando do grupo, estourando Judas na tela, até passar por entre suas pernas. Depois corta em um contraplano, mostrando-o sozinho lá em cima e a câmera se afastando aos poucos, fechando o círculo que começou com a aproximação do início da cena. Uma figuração de que Judas estará mesmo só, e distante do pensamento das pessoas. Como já disse, independente de crenças e realidades, é um grande filme e esta, uma grande cena. E propícia para o dia de hoje. Se o próprio Jesus disse para perdoarmos nossos inimigos, vamos deixar que a memória de Judas descanse em paz, assim como todos os "judas" que passam por nossa vida.
Heaven On Their Minds
Letra: Tim Rice - Música: Andrew Lloyd Webber
My mind is clearer now.
At last all too well
I can see where we all soon will be.
If you strip away The myth from the man,
You will see where we all soon will be. Jesus!
You've started to believe
The things they say of you.
You really do believe
This talk of God is true.
And all the good you've done
Will soon get swept away.
You've begun to matter more
Than the things you say.
Listen Jesus I don't like what I see.
All I ask is that you listen to me.
And remember, I've been your right hand man all along.
You have set them all on fire.
They think they've found the new Messiah.
And they'll hurt you when they find they're wrong.
I remember when this whole thing began.
No talk of God then, we called you a man.
And believe me, my admiration for you hasn't died.
But every word you say today
Gets twisted 'round some other way.
And they'll hurt you if they think you've lied.
Nazareth, your famous son should have stayed a great unknown
Like his father carving wood He'd have made good.
Tables, chairs, and oaken chests would have suited Jesus best.
He'd have caused nobody harm; no one alarm.
Listen, Jesus, do you care for your race?
Don't you see we must keep in our place?
We are occupied; have you forgotten how put down we are?
I am frightened by the crowd.
For we are getting much too loud.
And they'll crush us if we go too far.
If they go too far....
Listen, Jesus, to the warning I give.
Please remember that I want us to live.
But it's sad to see our chances weakening with every hour.
All your followers are blind.
Too much heaven on their minds.
It was beautiful, but now it's sour.
Yes it's all gone sour.
Listen, Jesus, to the warning I give.
Please remember that I want us to live.
C'mon, c'mon
He won't listen to me ...
C'mon, c'mon
He won't listen to me ...
Na cena inicial escolhida para análise, Judas apresenta seus argumentos com a bela música Heaven On Their Minds. O diretor Norman Jewison é feliz ao colocar o personagem sentado em uma pedra no meio do deserto. Judas está literalmente pregando no deserto, uma voz solitária que grita, buscando alertar seu mestre para os perigos que virão, caso ele realmente acredite na história de que é um Deus. A primeira estrofe da música é cantada com Judas sentado de cabeça baixa, a câmera vai se aproximando aos poucos em zoom. Na verdade, é um efeito repetitivo com cortes de plano sobre plano, que vai nos deixando cada vez mais perto do protagonista.
As primeiras palavras da música são: My mind is clearer now (Minha mente está mais clara agora); At last all too well (Finalmente, bem demais); I can see where we all soon will be (Posso enxergar onde nós todos estaremos); If you strip away The myth from the man (Se você separarar o mito do homem); You will see where we all soon will be (Você verá onde todos nós estaremos). Só quando grita o nome "Jesus", Judas se levanta, como se clamasse aos céus. Nesse ponto, seu tom de voz, que estava melancólico até então, se torna desesperado, um pouco agressivo, mas principalmente desesperado com o futuro que antevê.
A cena começa então a montar em paralelo Jesus rodeado de pessoas e Judas sozinho clamando por atenção. Interessante perceber que a profundidade de campo do lado de Judas é grande, tudo está em foco, nítido, deixando o personagem menor naquele imenso cenário, apesar de estar enquadrado sempre em planos fechados. Já do lado de Jesus, a profundidade de campo é pequena, só está focado o grupo que o cerca, destacado do fundo do cenário desfocado, como se desse mais importância a eles. Ou, em outra interpretação, como se eles estivessem fora da realidade e Judas fosse a voz da razão.
Uma outra sequência aérea mostra Judas andando por um caminho, completamente só naquele cenário imenso. Ele é quase uma sombra em meio àquela areia quente. Ele se aproxima da câmera aos poucos, sempre cantando e olha para onde estaria Jesus. Importante ressaltar que ele não olha para câmera em nenhum momento, mantendo a distância da quarta parede. Mesmo quando Norman Jewison dá um close nele, seu olhos estão totalmente direcionados para o lado direito. Logo depois vemos Jesus cercado e as pessoas dançando ao seu redor, a encenação que Judas alerta contra.
Depois o mostra andando pela cidade, cercado de admiradores, enquanto Judas continua alertando no deserto sobre os perigos. Listen, Jesus, to the warning I give (Escute Jesus, para o aviso que lhe dou); Please remember that I want us to live (Por favor, lembre-se que eu quero que nós vivamos); But it's sad to see our chances weakening with every hour (Mas é triste ver nossas chances enfraquecendo a cada hora); All your followers are blind (Todos os seus seguidores são cegos!); Too much heaven on their minds (Excesso de paraíso em suas mentes); It was beautiful, but now it's sour (Era lindo mas agora está azedo!); Yes it's all gone sour (Sim, tudo azedou...).
A cena ainda traz um plano com Judas de costas para câmera no alto da montanha, tendo ao fundo Jesus e sua caravana andando. A câmera vai se aproximando do grupo, estourando Judas na tela, até passar por entre suas pernas. Depois corta em um contraplano, mostrando-o sozinho lá em cima e a câmera se afastando aos poucos, fechando o círculo que começou com a aproximação do início da cena. Uma figuração de que Judas estará mesmo só, e distante do pensamento das pessoas. Como já disse, independente de crenças e realidades, é um grande filme e esta, uma grande cena. E propícia para o dia de hoje. Se o próprio Jesus disse para perdoarmos nossos inimigos, vamos deixar que a memória de Judas descanse em paz, assim como todos os "judas" que passam por nossa vida.
Heaven On Their Minds
Letra: Tim Rice - Música: Andrew Lloyd Webber
My mind is clearer now.
At last all too well
I can see where we all soon will be.
If you strip away The myth from the man,
You will see where we all soon will be. Jesus!
You've started to believe
The things they say of you.
You really do believe
This talk of God is true.
And all the good you've done
Will soon get swept away.
You've begun to matter more
Than the things you say.
Listen Jesus I don't like what I see.
All I ask is that you listen to me.
And remember, I've been your right hand man all along.
You have set them all on fire.
They think they've found the new Messiah.
And they'll hurt you when they find they're wrong.
I remember when this whole thing began.
No talk of God then, we called you a man.
And believe me, my admiration for you hasn't died.
But every word you say today
Gets twisted 'round some other way.
And they'll hurt you if they think you've lied.
Nazareth, your famous son should have stayed a great unknown
Like his father carving wood He'd have made good.
Tables, chairs, and oaken chests would have suited Jesus best.
He'd have caused nobody harm; no one alarm.
Listen, Jesus, do you care for your race?
Don't you see we must keep in our place?
We are occupied; have you forgotten how put down we are?
I am frightened by the crowd.
For we are getting much too loud.
And they'll crush us if we go too far.
If they go too far....
Listen, Jesus, to the warning I give.
Please remember that I want us to live.
But it's sad to see our chances weakening with every hour.
All your followers are blind.
Too much heaven on their minds.
It was beautiful, but now it's sour.
Yes it's all gone sour.
Listen, Jesus, to the warning I give.
Please remember that I want us to live.
C'mon, c'mon
He won't listen to me ...
C'mon, c'mon
He won't listen to me ...
Amanda Aouad
Crítica afiliada à Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), é doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Poscom / UFBA) e especialista em Cinema pela UCSal. Roteirista profissional desde 2005, é co-criadora do projeto A Guardiã, além da equipe do Núcleo Anima Bahia sendo roteirista de séries como "Turma da Harmonia", "Bill, o Touro" e "Tadinha". É ainda professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unifacs e da Uniceusa. Atualmente, faz parte da diretoria da Abraccine como secretária geral.
Grandes Cenas: Jesus Cristo SuperStar
2012-04-07T08:27:00-03:00
Amanda Aouad
Carl Anderson|grandes cenas|musical|rock|
Assinar:
Postar comentários (Atom)
cadastre-se
Inscreva seu email aqui e acompanhe
os filmes do cinema com a gente:
os filmes do cinema com a gente:
No Cinema podcast
anteriores deste site
mais populares do site
-
King Richard: Criando Campeãs (2021), dirigido por Reinaldo Marcus Green , é mais do que apenas uma cinebiografia : é um retrato emocionalm...
-
Cinema Sherlock Homes O filme de destaque atualmente é esta releitura do clássico do mistério pelas mãos de Guy Ritchie. O ex de Madonna p...
-
Olhando para A Múmia (1999), mais de duas décadas após seu lançamento, é fácil perceber como o filme se tornou um marco do final dos anos ...
-
Eletrizante é a melhor palavra para definir esse filme de Tony Scott . Que o diretor sabe fazer filmes de ação não é novidade, mas uma tra...
-
Clint Eastwood me conquistou aos poucos. Ele sabe como construir um filme que emociona e, agora, parece ter escolhido Matt Damon como seu ...
-
O Soterópolis programa cultural da TVE Bahia, fez uma matéria muito interessante sobre blogs baianos. Esta que vos fala deu uma pequena con...
-
Fui ao cinema sem grandes pretensões. Não esperava um novo Matrix, nem mesmo um grande filme de ação. Difícil definir Gamer, que recebeu du...
-
Com previsão de lançamento para maio desse ano, Estranhos , primeiro longa do diretor Paulo Alcântara terá pré-estreia (apenas convidados) ...
-
O CinePipocaCult adverte: se você sofre de claustrofobia, síndrome do pânico ou problemas cardíacos é melhor evitar esse filme. Brincadeiras...