
Tudo começa com a aliança entre a Dinamarca e Inglaterra através do casamento da inglesa Caroline Mathilde com o rei Christian VII. O insano monarca não parece conseguir se entender com a jovem esposa, sempre com ataques desproporcionais, brincando com seu cão ou deitando com prostitutas enquanto o conselho governa o país. Tudo piora em uma viagem à Europa, quando é solicitado um médico particular para o rei. O idealista Johann Friedrich Struensee entra em cena e começa um jogo perigoso onde se tornará o melhor amigo do rei, o amante da rainha e o verdadeiro governante de um país em busca de progresso moral e social.

É interessante como o roteiro de Rasmus Heisterberg nos guia através do triângulo amoroso, mas ao mesmo tempo já nos dá as pistas do tema político por trás de tudo. É uma conversa de Struensee sobre seus artigos, um livro de Rousseau que Caroline encontra na biblioteca particular do médico, um camponês torturado, intrigas da rainha mãe, comportamento da Igreja. A Dinamarca se torna um campo de guerra psicológica bem estruturado e com nuanças nas entrelinhas, como o próprio papel do povo. Gado diante de qualquer situação, sendo levado pelo que seus governantes falam e nem parando para raciocinar o que é de fato uma melhoria para eles.

E os dois atores consegue bons momentos. Tanto Mads Mikkelsen que faz Struensee quanto Mikkel Boe Følsgaard que faz o rei Christian estão muito bem, dosando desespero e dissimulação; loucura e sensatez. A veneração que o rei tem por seu médico particular que se torna seu conselheiro e único amigo é tocante, ainda que construída de forma bastante peculiar. Já a atriz que faz Caroline, Alicia Vikander, é frágil em sua construção de desespero e dor.

É propício que o título do filme seja O Amante da Rainha, afinal, o personagem Johann Friedrich Struensee é o verdadeiro protagonista daquela trama, que, apesar de ser construída através de uma história de amor proibido, é, na verdade, uma tentativa de revolução iluminista. Uma construção elaborada e admirável, mas que nos mostra mais uma vez que, sem educação, o povo jamais conseguirá compreender a necessidade de ideais maiores do que pão e circo.
O Amante da Rainha (En kongelig affære, 2012 / Dinamarca)
Direção: Nikolaj Arcel
Roteiro: Rasmus Heisterberg
Com: Alicia Vikander, Mads Mikkelsen e Mikkel Boe Følsgaard
Duração: 137 min.