
No filme, Christian Bale e Hugh Jackman são dois mágicos iniciantes que disputam truque a truque o título de melhor. O personagem de Bale, Alfred Borden, é mais perspicaz e observador. Enquanto que o de Hugh Jackman, Robert Angier, tem mais presença de palco. Ambos poderiam se complementar e ter uma carreira brilhante, mas um acidente acaba os tornando inimigos mortais. E em vez de se ajudarem, eles gastam seu tempo tentando destruir um ao outro.

Aliás, o título do filme se refere ao terceiro ato do show. Segundo o personagem de Michael Caine nos explica por duas vezes, todo show de mágica é composto por três atos. Tal qual qualquer narrativa dramática, diga-se de passagem. O primeiro ato é a promessa, quando mostramos um objeto comum, algo teoricamente cotidiano. O segundo ato é a virada, quando o comum se torna incomum. E o terceiro ato é O Grande Truque, quando algo espetacular é revelado. Pois não basta sumir com uma coisa, é preciso trazê-la de volta. Aí é que está o espetáculo.

E os dois atores que Nolan tem em mãos ajudam nessa construção ambígua. Tanto Christian Bale, quanto Hugh Jackman conseguem nos envolver e convencer de seus motivos. Suas interpretações são intensas, a raiva é forte, a tensão é grande. E ao mesmo tempo em que os dois personagens nos parecem ter motivos justos para tanto rancor, ambos também são capazes de planos mesquinhos que nos deixam irritados. Não há um vilão e um mocinho. São dois homens igualmente admiráveis e desprezíveis.

O Grande Truque é, então, um grande filme. Uma obra instigante, com momentos de tensão e revelação igualmente envolventes. Daqueles filmes que fica na cabeça ainda um bom tempo, nos fazendo pensar como nos deixamos ser enganados e como adoramos isso. Tal qual um bom número de mágica. Mais uma vez, uma pena que tenha ficado na sombra de O Ilusionista, filme lançando na mesma época com temática parecida.
O Grande Truque (The Prestige, 2006 / EUA)
Direção: Christopher Nolan
Roteiro: Christopher Nolan e Jonathan Nolan
Com: Christian Bale, Hugh Jackman, Scarlett Johansson, Michael Caine e Rebecca Hall
Duração: 130 min.