
A trama gira em torno da família de Hannah. Não apenas suas irmãs do título, Holly e Lee, mas seus pais, seu marido, seu ex-marido e seu cunhado. É interessante como o roteiro de Woody Allen pontua a trama em uma espécie de capítulos temáticos, mas também possui um jogo cíclico de Dia de Ação de Graças. O filme começa em um almoço desses, tem uma virada em outro e termina em um terceiro. Talvez, porque o almoço do Dia de Ação de Graças seja um dos símbolos maiores de família reunida nos Estados Unidos.

Na verdade, toda a família é problemática. A mãe das três é alcoólica, atriz frustrada que vive brigando com o marido, apesar de nos encontros familiares parecerem eternos apaixonados. Lee também já foi alcoólica e vive com Frederick por ele ser uma espécie de tutor intelectual seu. Hannah é a equilibrada, a que tem talento de verdade, que ajuda a todos e que parece ser auto-suficiente. Mas, isso acaba fazendo com que todos a vejam como inatingível e acabem se afastando.

Outra construção divertida é a relação entre Holly e sua amiga April (Carrie Fisher) que estão sempre em disputa, com Holly em desvantagem. Chega a ser exagerada a forma como a "eterna Princesa Léia" se dá sempre bem diante do fracasso da amiga problemática. A cena do teste de elenco para a peça na Broadway é ridícula. Fora que se Holly é tímida e desajeitada daquele jeito, como ela consegue continuar fazendo testes? Mas, são nesses detalhes que ajudam o filme a ganhar mais vida. Pois, Hannah e Suas Irmãs possui uma trama cotidiana comum, sem grandes atrativos à primeira vista, mas que é muito bem contada e envolvente.

Hannah e Suas Irmãs está longe de ser o melhor ou mais criativo de Woody Allen, apesar de ser um dos seus filmes mais populares. Tanta popularidade, talvez, seja pelo fato de ser extremamente simples, mas igualmente envolvente. Daquelas comédias gostosas e despretensiosas que sempre gostamos de revisitar.
Hannah e Suas Irmãs (Hannah and Her Sisters, 1986/ EUA)
Direção: Woody Allen
Roteiro: Woody Allen
Com: Barbara Hershey, Michael Caine, Mia Farrow, Dianne Wiest, Carrie Fisher, Max von Sydow e Woody Allen
Duração: 103 min.