
Como três grandes atos de um drama amoroso, os três filmes funcionam como um único. Antes do Amanhecer é o primeiro ato, a apresentação dos personagens, a ambientação da história que iremos acompanhar. O final é uma espécie de ponto de ataque: "daqui a seis meses nos encontramos no mesmo lugar". Antes do Pôr-do-Sol é o segundo ato, o desenvolvimento daquele desafio. Eles se encontraram? Eles estão juntos? Eles vão em frente? E terminamos com um grande clímax da declaração de amor. Chega, então, Antes da Meia-Noite, o terceiro ato, a resolução. E agora?

E o mais interessante desses três filmes com saltos temporais tão demarcados, é que podemos acompanhar a evolução e o amadurecimento de cada um deles. O próprio roteiro, os diálogos são construídos dessa forma. O sonho ingênuo de dois jovens no início da vida, cheio de esperanças em relação ao mundo e a si mesmos. Os dois mais maduros, machucados pelos desencontros da vida, mas ainda cheios de sonhos e esperanças. E, finalmente, os dois cansados, construídos na rotina e até nas pequenas frustrações da vida.

Antes da Meia-Noite é a maior de todas as DRs do casal. Pela primeira vez eles não estão sós. De férias na Grécia, convivem e discutem com outros personagens, como o filho de Jesse e o simpático escritor Patrick, interpretado por Walter Lassaly que os recebe na cidade. Temos uma dinâmica inicial de outros diálogos e interações. Mas, em determinado momento, eles se vêem novamente a sós, e o desgaste da relação vem à tona de uma maneira amarga, doída. E ao mesmo tempo em que reconhecemos o estilo, nos incomodamos com o estado em que se encontram. E isso não é exatamente um ponto negativo do filme. É um incômodo necessário, como a vida, que não é um conto de fadas e tem altos e baixos.

Antes da Meia-Noite é o coroar sóbrio e realista de uma história de amor que aprendemos a acompanhar de uma maneira muito íntima. Somos parte daquele casal, sofremos e sorrimos com eles. Queremos saber os detalhes do que perdemos nessas elipses de nove anos. Torcemos para vê-los juntos e felizes. Mas, não queremos ser enganados por sonhos juvenis. O bom de Jesse e Celine é nos mostrar como é a vida, não os contos de fadas. E que nela, também é possível viver um grande amor. Só fica a pergunta se isso é mesmo para sempre.
Antes da Meia-Noite (Before Midnight, 2013 /EUA)
Direção: Richard Linklater
Roteiro: Richard Linklater, Julie Delpy, Ethan Hawke
Com: Ethan Hawke, Julie Delpy, Seamus Davey-Fitzpatrick
Duração: 109 min.