
A trama do filme poderia ser resumida com três amigos de infância que, desde pequenos formam um triângulo amoroso, crescem entre a expectativa dos pais e a busca pelos próprios sonhos, enquanto nutrem o amor entre eles. Não há bem, nem mal. Tanto Manolo quanto Joaquin amam a bela Maria, mas também são amigos, só que seus caminhos vão conduzindo para um bom partido apoiado pelo pai da moça e um sonhador sem futuro.

Para deixar o roteiro ainda mais complexo e ao mesmo tempo palatável para as crianças, Jorge R. Gutierrez e Douglas Langdale ainda usa o artifício da história dentro da história. Somos apresentados a todo esse universo através de uma instrutora de um museu que resolve fazer um tour diferente com a última turma do dia, composta por alunos rebeldes vindo de castigos escolares. Esse recurso ajuda a construir a expectativa e funciona como ponto da plateia. Em determinado momento, por exemplo, uma das estudantes protesta: "Ela morreu? Isso é uma história para crianças!"

Porém, é um filme sobre escolhas da vida, sobre a capacidade de escrevermos nossa própria história e do embate de nossos sonhos com os desejos de nossos pais. Isso, qualquer pessoa, mesmo criança, pode compreender, pois faz parte de nossa referência de vida. Temos a família como nosso modelo e é sempre difícil romper uma tradição como Manolo fará ao se recusar a ser toureiro para viver de música.

O mundo dos mortos também é bastante criativo, desde o Homem de Cera, passando pela alegria e colorido do mundo dos Lembrados, para a ausência de cor e vida no mundo dos Esquecidos. É interessante que a direção de arte nos passe uma das ideias centrais da trama que é que não é ruim morrer, o ruim é ser esquecido por aqueles que amamos e ainda estão vivos. O próprio Xibalba não é um ser ruim, apenas não suporta todo o sofrimento daquele lugar.
Festa no Céu é uma animação rica e bem construída, que encanta pelos detalhes e pelas camadas de interpretação possíveis. Daquelas animações que empolgam tanto crianças quanto adultos.
Festa no Céu (The Book of Life, 2014 / EUA)
Direção: Jorge R. Gutierrez
Roteiro: Jorge R. Gutierrez e Douglas Langdale
Duração: 95 min.