
Boa parte da trama se passa no Distrito 13, o que todos acreditavam ter sido dizimado na guerra, mas que em seu subsolo possui um arsenal para enfrentar a capital. Todo o filme é uma grande preparação, uma faísca que tenta ser acessa para a revolução. E, com isso, muita coisa fica no ar. As atitudes dos personagens parecem ambíguas, não sabemos exatamente até que ponto dizem a verdade ou o que sabem.

Jogos Vorazes acaba nos trazendo mais uma vez muitos elementos da propaganda política, do jogo da manipulação de imagens que lembra um pouco o filme Mera Coincidência. Tudo é um jogo de interesses e persuasão. Revolução ou não, Capital, Distritos ou Panem livre. Nada ali parece por acaso, ou altruísta. Mesmo Katniss que nos parece a mais autêntica das personagens, tem seus próprios interesses, como a irmã ou Peeta. Isso fica claro quando ela se recusa a fazer mais um vídeo do tordo por achar que pode matar o ex-companheiro.

Jennifer Lawrence consegue manter uma interpretação extremamente convincente, emocionando em muitas cenas como a do Distrito 8. Julianne Moore também acrescenta à trama com uma interpretação marcante da presidente Coin. E não podemos deixar de destacar a participação pontual de Philip Seymour Hoffman, em um dos seus últimos trabalhos para o cinema, o filme é, inclusive, dedicado a ele.
Porém, mais do que atores, o filme é feito de personagens e um dos mais instigantes deles é interpretado por Donald Sutherland. O presidente Snow é uma presença constante ainda que ausente boa parte da projeção. A maioria das cenas de Katniss é enfrentando essa sombra, ou rosa branca, ampliando o medo e a curiosidade em relação a essa figura. A Capital fica quase de fora da história, mas ele continua lá, assombrando a todos.

Mas, ainda que não tenha os jogos, nem o jogo político tão explícito como no segundo filme. A primeira parte de A Esperança nos traz muita coisa implícita. E nisso, não podemos deixar de destacar a sensibilidade de Francis Lawrence em conduzir o filme em um tempo mais lento, construindo na projeção a angústia e a expectativa do pré-guerra. A busca por significados, e mesmo por um símbolo. A cena no hospital do Distrito 8, por exemplo, é extremamente feliz nesse ponto. Ali é a verdadeira criação do mito, não os vídeos propaganda criados pela cúpula do Distrito 13. Assim como as cenas de ataques pontuais, ainda que os rebeldes pareçam também massa de manobra.
De qualquer maneira, é injusto tirar conclusões definitivas sobre Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1, pois ele é apenas isso, uma primeira parte de uma história. Funciona enquanto filme, mas fica incompleto, nos deixando a expectativa do que vem em seguida.
Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 (The Hunger Games: Mockingjay - Part 1, 2014 / EUA)
Direção: Francis Lawrence
Roteiro: Peter Craig, Danny Strong
Com: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Philip Seymour Hoffman, Julianne Moore, Elizabeth Banks, Stanley Tucci
Duração: 123 min.