
Selma: Uma Luta Pela Igualdade é sobre isso. A luta de Martin Luther King Jr. e o movimento negro norte-americano para conseguir o seu direito constitucional de voto. Voto que, como ele mesmo explica ao presidente, não é apenas um direito, mas uma proteção contra as atrocidades que continuavam a acontecer, principalmente, no sul do país. Sem representação nos setores públicos, sem direito a participar de um júri popular, sem o direito de voz, de nada adiantaria uma lei no papel, ainda mais para um país como os Estados Unidos, onde cada estado tem sua própria autonomia legal.

É assim que vemos manifestações absurdas de violência como as quatro meninas na igreja, ou o rapaz em um bar escorado em uma parede repleta de fotos de negros de destaque no esporte. Ou os dois homens em um beco escuro à noite. E claro, a cena da ponte. Chamar a atenção da América, inclusive alertando para os soldados que estão sendo enviados para morrer no Vietnã em nome da paz, enquanto que ela não é conquistada em seu próprio solo.

A apresentadora Oprah Winfrey, que é uma também das produtoras do filme, faz uma participação como Annie Lee Cooper, uma mulher que tenta conseguir sua autorização de voto, sem sucesso e se junta à causa, apanhando, batendo e resistindo como todos em uma interpretação correta, ainda que sem grandes destaques. Outros atores também fazem participações como Cuba Gooding Jr., Lorraine Toussaint e Carmen Ejogo como a esposa do líder. Destacam-se ainda os atores Tom Wilkinson e Tim Roth que interpretam respectivamente o presidente Lyndon B. Johnson e o governador do Alabama George Wallace que possuem uma cena de um diálogo extremamente irônico.

Selma: Uma Luta Pela Igualdade é bastante feliz em cumprir o seu intento: fisgar a população para a reflexão sobre as atrocidades cometidas em nome de um preconceito absurdo. E que nos deixa ainda mais assustados em pensar que, mesmo hoje, com um presidente re-eleito negro, os norte-americanos, e o mundo inteiro, ainda tenham que lutar e discutir questões raciais sem realizar completamente o sonho que Martin Luther King Jr. compartilhou.
Selma: Uma Luta Pela Igualdade (Selma, 2014 / EUA)
Direção: Ava DuVernay
Roteiro: Paul Webb
Com: David Oyelowo, Carmen Ejogo, Tim Roth, Tom Wilkinson, Oprah Winfrey
Duração: 128 min.