
Adaptação do livro American Sniper: The Autobiography of the Most Lethal Sniper in U.S. Military History, a obra narra a história do atirador de elite Chris Kyle que durante a famosa Guerra ao Terror pós 11 de setembro foi responsável pela morte de mais de 150 pessoas no Iraque. Uma lenda que salvou a vida de muitos soldados norte-americanos, mas também criou seus próprios traumas e crenças, prejudicando, inclusive seu papel enquanto marido e pai de família. Mas, tudo em nome de uma causa maior que ele acreditava: É preciso proteger os seus.

Os Estados Unidos da América é o país de Chris Kyle, o seu povo, aqueles que precisa proteger e, quando ele é atacado, a ação é justificada. Matar o inimigo é matar o lobo. Não por acaso, em determinado momento de sua vida, ele diz que o que lhe dói não são as mortes que provocou, mas os soldados americanos que não conseguiu salvar.

Essa visão unilateral e extremamente bairrista assusta, principalmente quando ouvimos da boca de Chris Kyle que determinado soldado morreu porque "deixou de acreditar". Ou quando ele já foi dispensado da marinha e quer voltar ao Iraque porque ainda não conseguiu matar seu maior inimigo, o atirador de elite do outro lado. Mustafa. Em determinado momento a Guerra ao Terror se torna esse Círculo de Fogo entre os dois especialistas.

Nisso, temos que destacar também o mérito de Bradley Cooper que consegue construir muito bem todas as nuanças de um personagem tão complexo. Muito do sucesso do filme se deve a ele e a maneira como nos faz crer nos valores defendidos por seu personagem. Não que concordemos com ele, mas que compreendamos o porquê de seu pensamento. Ele é assim, o problema é quando o filme quer fazer crer que esse é o único ponto de vista possível.
Sniper Americano é um filme que assusta, exatamente por nos querer fazer crer que os Estados Unidos realmente precisasse invadir o Iraque e matar todas aquelas pessoas. Porque eles, os iraquianos, são os lobos, os soldados americanos os pastores alemães. E o resto do mundo as ovelhas que precisam ser protegidas por eles. Um pensamento, no mínimo, perigoso.
Sniper Americano (American Sniper, 2014 / EUA)
Direção: Clint Eastwood
Roteiro: Jason Hall
Com: Bradley Cooper, Sienna Miller, Kyle Gallner
Duração: 132 min.