
O eterno The Rock é o piloto de resgate Ray. Sua rotina fica ainda mais eletrizante quando as placas tectônicas da falha de San Andreas causam sucessivos abalos e ameaçam seriamente a cidade de São Francisco. E para piorar, sua filha está na cidade e ele não medirá esforços para resgatá-la.
O filme já começa eletrizante com ele comandando um resgate de uma garota do meio da fenda de San Andreas. Tenho uma visão um pouco distorcida das cenas de ação, é verdade, porque a cabine foi na sala 4DX, então, tudo tremeu, soltou vento, água, fumaça, deixando a adrenalina mais alta e a sessão mais divertida. Por mais que não goste muito do formato, um filme pipoca desses acaba ganhando pontos.

O roteiro consegue lidar bem com três ações paralelas se desenvolvendo, dando ainda mais dinâmica à narrativa que mescla explicações sobre placas, escalas Richter e previsões de tragédias. Acompanhamos ao mesmo tempo, Ray e Emma tentando chegar a São Francisco, Blake e seus dois novos amigos tentando se proteger em meio ao caos, e o cientista Lawrence vivido por Paul Giamatti com sua equipe desvendando os sinais e comunicando a todos com o apoio de uma equipe de reportagem local.

Como todo filme catástrofe, no entanto, há muitos exageros, cenas previsíveis e alguns artifícios para facilitar a vida dos protagonistas. A atenção está neles e nossas emoções são manipuladas para que nos preocupemos com seu sucesso, ainda que o resto do mundo esteja ruindo. Para ampliar ainda mais o drama, os roteiristas acrescentam um fato traumático na família que é evocado em diversos momentos fazendo com que o resgate seja ainda mais obsessivo.
No final das contas Terremoto: A Falha de San Andreas é o que se espera dele, um filme divertido, cheio de cenas de ação, muitos efeitos especiais e algum drama familiar. Nada demais, mas também nada que causa maiores constrangimentos.
Terremoto: A Falha de San Andreas (San Andreas, 2015 / EUA)
Direção: Brad Peyton
Roteiro: Carlton Cuse, Andre Fabrizio, Jeremy Passmore
Com: Dwayne Johnson, Carla Gugino, Alexandra Daddario, Paul Giamatti
Duração: 114 min.