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Top Gun: Maverick
Top Gun: Maverick
Poucos filmes dos últimos anos conseguiram alcançar o impacto cultural e cinematográfico de Top Gun: Maverick (2022). Este retorno ao clássico de 1986 vai além de uma simples sequência nostálgica. Sob a direção precisa e estilizada de Joseph Kosinski e com Tom Cruise no ápice de sua autocompreensão como estrela global e símbolo de alta performance, a obra equilibra emoção, ação prática e uma narrativa robusta que se conecta tanto com o público de décadas atrás quanto com uma nova geração de espectadores. O resultado é uma carta de amor ao cinema blockbuster, aquele feito para ser sentido visceralmente na sala escura, não apenas observado.
Kosinski, conhecido por trabalhos como Tron: O Legado (2010) e Oblivion (2013), traz para Top Gun: Maverick sua marca registrada: uma estética limpa, quase arquitetônica, que sabe valorizar tanto a grandiosidade visual quanto os momentos mais intimistas. Aqui, ele eleva seu jogo ao máximo, entregando um espetáculo que não só impressiona tecnicamente, mas que também emociona. Se Tony Scott, diretor do original, trouxe uma intensidade sensual e calorosa à sua obra, Kosinski opta por uma abordagem mais lírica e contemplativa, criando uma fusão entre o espetáculo visual e uma sensibilidade quase melancólica.
A história, embora simples, é conduzida com maestria. Pete “Maverick” Mitchell (Tom Cruise), agora um piloto de testes à margem da hierarquia militar, é chamado de volta à escola Top Gun para treinar uma nova geração de pilotos. A missão? Prepará-los para uma tarefa quase impossível em território hostil, que exige precisão absoluta, voos em baixas altitudes e habilidades sobre-humanas. É uma narrativa clássica de superação, rivalidades e redenção, mas o que poderia facilmente cair no clichê ganha força pela execução cuidadosa e pelo peso emocional dos personagens.
Tom Cruise entrega uma atuação magnética, mostrando não apenas sua familiar arrogância confiante, mas também uma vulnerabilidade palpável que raramente associamos ao ator. Maverick é um homem preso no tempo, tentando se provar em um mundo que mudou drasticamente. Essa desconexão é representada tanto na tecnologia que ameaça tornar seus talentos obsoletos quanto nas relações humanas que ele precisa confrontar, especialmente com Bradley “Rooster” Bradshaw (Miles Teller), o filho de Goose, seu falecido parceiro do filme original. Teller, por sua vez, oferece uma performance sólida, carregada de ressentimento e tensão reprimida, que culmina em momentos de confronto intensos com Cruise.
Outro destaque é a interação entre Maverick e Iceman (Val Kilmer). O breve reencontro entre os dois personagens é uma das cenas mais tocantes do filme. Kilmer, que enfrenta problemas de saúde na vida real, traz uma gravidade autêntica à sua breve participação, adicionando uma camada metalinguística à narrativa: dois ícones do passado reconhecendo, silenciosamente, o peso do tempo.
Kosinski opta por efeitos práticos e uma abordagem de ação analógica que são um respiro em meio à saturação digital dos blockbusters atuais. As sequências de voo, filmadas em jatos F/A-18, são um espetáculo de adrenalina e autenticidade. O uso de câmeras de cabine de última geração captura cada solavanco, manobra e impacto gravitacional de forma visceral. A direção meticulosa dessas cenas, combinada com a montagem impecável de Eddie Hamilton, transforma o filme em uma experiência tátil. Você sente o peso dos caças, o suor dos pilotos e a iminência do perigo como se estivesse na cabine ao lado deles.
Mas Top Gun: Maverick não é perfeito. Há um certo americanismo exacerbado que, embora inerente ao DNA da franquia, soa deslocado ou até mesmo anacrônico para audiências fora dos Estados Unidos. A ausência de um antagonista claro — o inimigo é um conceito abstrato, quase sem rosto — é uma escolha que funciona para reforçar a universalidade da jornada de superação, mas que, ao mesmo tempo, enfraquece o impacto narrativo em alguns momentos.
Apesar disso, o roteiro de Ehren Kruger, Eric Warren Singer e Christopher McQuarrie consegue equilibrar esses elementos ao concentrar-se nos personagens e nas relações humanas. As rivalidades, os dilemas éticos e os momentos de camaradagem têm um peso emocional que compensa eventuais deslizes no enredo. Há também um esforço claro em revisitar os temas do original — competitividade, rebeldia e lealdade — de maneira que ressoe com as audiências contemporâneas, sem perder o charme retrô que tornou o primeiro filme um clássico.
Visualmente, o filme é impecável. A cinematografia de Claudio Miranda aproveita ao máximo as locações naturais, com tomadas amplas e exuberantes de montanhas, desertos e céus infinitos. A paleta de cores, alternando entre tons quentes e metálicos, reforça a dualidade entre nostalgia e modernidade. A trilha sonora, que mescla temas icônicos do original com novas composições, é outro ponto alto, culminando no uso estratégico de “Danger Zone” e “Hold My Hand”, de Lady Gaga, que encapsula perfeitamente a emoção do filme.
O que diferencia Top Gun: Maverick de outros blockbusters é sua capacidade de celebrar a fisicalidade do cinema. Não se trata apenas de entretenimento, mas de uma experiência sensorial que evoca uma era em que o cinema era mais artesanal e menos dependente de computadores. No final, Top Gun: Maverick é uma obra que supera suas limitações e clichês para entregar um espetáculo cinematográfico raro em sua sinceridade e eficácia. É cinema blockbuster feito com paixão, habilidade e um respeito genuíno pela audiência.
Top Gun: Maverick (Top Gun: Maverick, 2022 / EUA)
Direção: Joseph Kosinski
Roteiro: Ehren Kruger, Eric Warren Singer, Christopher McQuarrie, Peter Craig, Justin Marks
Com: Tom Cruise, Miles Teller, Jennifer Connelly, Jon Hamm, Glen Powell, Lewis Pullman, Monica Barbaro, Charles Parnell, Bashir Salahuddin, Danny Ramirez, Ed Harris, Val Kilmer, Jay Ellis, Manny Jacinto
Duração: 137 min.
Ari Cabral
Bacharel em Publicidade e Propaganda, profissional desde 2000, especialista em tratamento de imagem e direção de arte. Com experiência também em redes sociais, edição de vídeo e animação, fez ainda um curso de crítica cinematográfica ministrado por Pablo Villaça. Cinéfilo, aprendeu a ser notívago assistindo TV de madrugada, o único espaço para filmes legendados na TV aberta.
Top Gun: Maverick
2025-01-24T08:30:00-03:00
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