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Jasão e os Argonautas

Jasão e os Argonautas - filme

Poucos filmes conseguem equilibrar tão bem o senso de aventura, mitologia e inovação técnica como Jasão e os Argonautas (1963), dirigido pelo britânico Don Chaffey. Inspirado pelo épico poema grego As Argonáuticas, de Apolónio de Rodes, o longa é uma produção clássica que une entretenimento descompromissado com uma exibição fascinante de efeitos visuais revolucionários para sua época. Ainda que carregue as marcas de uma narrativa datada e alguns tropeços no desenvolvimento de personagens, sua grandiosidade e inventividade garantiram um lugar especial na memória do cinema fantástico.

A trama segue Jasão, interpretado por Todd Armstrong, um jovem determinado a retomar o trono de Tessália, usurpado por Pélias (Douglas Wilmer), o homem responsável pela morte de sua família. Porém, o retorno ao poder depende de uma jornada hercúlea: conquistar o lendário Velo de Ouro, artefato divino capaz de trazer prosperidade e paz a quem o possuir. Para isso, Jasão reúne um grupo de bravos aventureiros, os Argonautas, e embarca na nau Argo para enfrentar perigos mortais, desde monstros mitológicos até armadilhas forjadas pelos próprios deuses do Olimpo.

Jasão e os Argonautas - filme
Don Chaffey
, que possuía uma filmografia modesta à época, entrega aqui uma direção funcional, mas que, por vezes, cede à grandiosidade do espetáculo visual em detrimento de um maior cuidado com o desenvolvimento dramático. Sua direção é focada em capturar a vastidão das paisagens gregas e a opulência dos cenários artificiais, elementos que ajudam a compor um universo mitológico crível e convidativo. Os ângulos amplos e os planos longos valorizam tanto os efeitos especiais quanto as coreografias de ação, mas deixam a desejar quando a narrativa exige maior intimidade ou profundidade emocional.

A fraqueza na construção dos personagens é um dos principais problemas do filme. Jasão carece de carisma e camadas emocionais. Sua interpretação é mecânica, muitas vezes limitada a expressões de determinação genérica ou frases expositivas que explicam mais do que mostram. Isso não significa que o filme falhe completamente em termos de atuações. Honor Blackman, como a deusa Hera, oferece uma presença magnética, ainda que restrita pela própria estrutura episódica da narrativa. O mesmo pode ser dito de Douglas Wilmer, que faz de Pélias um antagonista calculista e cínico, mas pouco aproveitado ao longo do filme.

Jasão e os Argonautas - filme
O roteiro, assinado por Beverley Cross e Jan Read, sofre de uma falta de coesão narrativa. Estruturado como uma série de episódios desconexos, ele muitas vezes se assemelha a uma colcha de retalhos de eventos mitológicos apresentados sem uma linha causal clara. A jornada de Jasão parece acontecer mais por obra do acaso ou intervenção divina do que por mérito ou estratégia do protagonista. Ainda assim, o filme compensa essa inconsistência ao mergulhar o público em situações carregadas de perigo e imaginação, mantendo o espírito de aventura vivo do começo ao fim.

É impossível falar de Jasão e os Argonautas sem destacar o trabalho inovador de Ray Harryhausen nos efeitos visuais. Mestre da técnica de stop motion, Harryhausen eleva o filme a um patamar visual que poucas produções de sua época poderiam alcançar. Seja no movimento grandioso do gigante de bronze Talos, na letal Hidra de sete cabeças ou na icônica batalha contra esqueletos animados, o cuidado artesanal e a precisão de Harryhausen criam um espetáculo visual que continua impressionando, mesmo décadas após o advento da computação gráfica. Em uma era dominada por CGI, há algo encantador e genuíno em assistir criaturas que possuem uma textura quase tátil, um realismo que surge da interação direta com os atores.

Jasão e os Argonautas - filme
A sequência dos esqueletos, em particular, é um momento de puro deleite cinematográfico. Invocados pelo vingativo rei Aeetes (Jack Gwillim), os guerreiros esqueléticos surgem do chão para enfrentar Jasão e seus aliados em uma luta que combina coreografia precisa, edição habilidosa e animação primorosa. Essa cena não só se tornou um marco na história dos efeitos visuais como também inspirou inúmeros cineastas, incluindo Sam Raimi em Uma Noite Alucinante 3: Army of Darkness (1992).

Por outro lado, o filme decepciona ao optar por um final abrupto e inconclusivo. A escolha de deixar um gancho para uma continuação que nunca foi produzida tira parte do impacto da jornada de Jasão, deixando várias questões em aberto e uma sensação de incompletude. O relacionamento com Medeia (Nancy Kovack), por exemplo, é tratado de forma superficial, sem o desenvolvimento necessário para justificar sua importância na mitologia ou na trama.

A trilha sonora de Bernard Herrmann merece um destaque especial. Conhecido por suas colaborações com Alfred Hitchcock, Herrmann traz para Jasão e os Argonautas uma partitura épica e envolvente que amplifica tanto a grandiosidade das cenas quanto a tensão dos momentos de perigo. Sua música eleva a experiência do espectador, criando um ambiente sonoro que complementa perfeitamente a estética visual do filme.

No fim, Jasão e os Argonautas é um marco do cinema de entretenimento, um exemplo clássico de como o artesanato e a paixão podem superar limitações técnicas e narrativas. Embora o roteiro falhe em entregar uma história mais coesa e os personagens careçam de profundidade, o trabalho visionário de Ray Harryhausen e a direção grandiloquente de Don Chaffey garantem que o filme permaneça como uma referência no gênero de fantasia. Para aqueles dispostos a embarcar em uma aventura mitológica com um toque nostálgico, Jasão e os Argonautas continua sendo um verdadeiro tesouro cinematográfico, apesar dos tropeços.


Jasão e Os Argonautas (Jason and the Argonauts, 1963 / Inglaterra)
Direção: Don Chaffey
Roteiro: Beverley Cross, Jan Read
Com: Todd Armstrong, Nancy Kovack, Gary Raymond, Laurence Naismith, Nigel Green, Honor Blackman, Niall Macginnis, Michael Gwynn, Douglas Wilmer, Jack Gwillim, Ennio Antonelli, John Crawford, Ferdinando Poggi, John Cairney, Patrick Troughton, Andrew Faulds
Duração: 104 min.

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