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Mostra Jean Rouch, o Cinema Direto e o Cinema Verdade
Mostra Jean Rouch, o Cinema Direto e o Cinema Verdade
Desde sexta-feira, a sala Walter da Silveira está exibindo uma mostra sobre Jean Rouch, o pai do cinema verdade. Uma iniciativa da Associação Balafon, a “Caravana Rouch”, passou por quatro capitais em 2009 e chega a sua versão em 2010 há sete capitais brasileiras – Belém, Salvador, João Pessoa, Porto Alegre, São Luís, Florianópolis e Recife, expondo as obras desse grande diretor que mudou o modo de se conceber o documentário. Para Rouch, o documentário etnográfico era uma forma de estabelecer um diálogo com o sujeito do seu estudo, em vez de apenas descrevê-lo.
Em 1960, Edgar Morin e Jean Rouch saíram pelas ruas de Paris perguntando a pessoas comuns sobre a vida, felicidade, enfim, sobre assuntos cotidianos. A intenção, segundo Rouch era extrair a verdade do cinema, mas o termo Cinema Verdade causou polêmica entre os críticos, dizendo que só o fato de existir uma câmera, tornava as pessoas artificiais.
Na realidade, esse termo não é novo. Em 1929, Vertov já fazia filmes na Rússia utilizando os termos Kinoglatz (o cinema-olho) e Kinopravda (o cinema-verdade). Mas, o sucesso de seus filmes com montagens inovadoras e cunho propagandista, não impediram que Crônicas de Verão (Rouch e Morin) ficasse conhecido como o marco inicial do Cinema Verité.
A técnica era simples, as pessoas falavam diretamente para a câmera, respondendo a perguntas, dando depoimentos, interagindo com o cineasta. Hoje pode parecer esquisito chamar isso de inovador, mas na época não era costume. A televisão ainda era muito recente, assim como a gravação do som direto, tudo soava como experimentação.
Em contrapartida, surge nos Estados Unidos, meio que por acaso, o Cinema Direto. Com o advento de novas tecnologias, inclusive câmeras mais leves com som aclopado, Robert Drew resolve filmar em um estilo que a câmera não intervisse no objeto filmado. Hoje em dia, isso também parece absurdamente simples, basta lembrar dos Big Brothers. Porém, na época era uma inovação nunca antes vista.
O Cinema Verdade era muito criticado por lembrar o tempo todo ao expectador que eles estavam vendo um filme. No cinema direto, eles buscaram exatamente o contrário. Eram feitas longas filmagens para uma posterior montagem, buscando o naturalismo que fazia do expectador um observador da situação, era a "novela da vida real". Um dos grandes representantes do movimento foi Frederick Wiseman e seu filme mais expressivo é Titicut Follies de 1967.
Hoje em dia, o mais comum é que os documentários mesclem as duas técnicas, tornando o filme mais dinâmico, mas é possível encontrar filmes como Justiça de Maria Augusta Ramos que utiliza apenas do processo de observação como era pregado pelo Cinema Direto. O próprio Rouch renovou sua técnica em quase cem anos de atuação, isso é que é interessante de perceber nessa mostra de mais de sessenta filmes do diretor, e melhor, a entrada é franca.
Confira no site oficial a programação de sua cidade:
Salvador
Belém
Porto Alegre
João Pessoa
São Luís, Florianópolis e Recife ainda não estão disponíveis do site.
Em 1960, Edgar Morin e Jean Rouch saíram pelas ruas de Paris perguntando a pessoas comuns sobre a vida, felicidade, enfim, sobre assuntos cotidianos. A intenção, segundo Rouch era extrair a verdade do cinema, mas o termo Cinema Verdade causou polêmica entre os críticos, dizendo que só o fato de existir uma câmera, tornava as pessoas artificiais.
Na realidade, esse termo não é novo. Em 1929, Vertov já fazia filmes na Rússia utilizando os termos Kinoglatz (o cinema-olho) e Kinopravda (o cinema-verdade). Mas, o sucesso de seus filmes com montagens inovadoras e cunho propagandista, não impediram que Crônicas de Verão (Rouch e Morin) ficasse conhecido como o marco inicial do Cinema Verité.
A técnica era simples, as pessoas falavam diretamente para a câmera, respondendo a perguntas, dando depoimentos, interagindo com o cineasta. Hoje pode parecer esquisito chamar isso de inovador, mas na época não era costume. A televisão ainda era muito recente, assim como a gravação do som direto, tudo soava como experimentação.
Em contrapartida, surge nos Estados Unidos, meio que por acaso, o Cinema Direto. Com o advento de novas tecnologias, inclusive câmeras mais leves com som aclopado, Robert Drew resolve filmar em um estilo que a câmera não intervisse no objeto filmado. Hoje em dia, isso também parece absurdamente simples, basta lembrar dos Big Brothers. Porém, na época era uma inovação nunca antes vista.
O Cinema Verdade era muito criticado por lembrar o tempo todo ao expectador que eles estavam vendo um filme. No cinema direto, eles buscaram exatamente o contrário. Eram feitas longas filmagens para uma posterior montagem, buscando o naturalismo que fazia do expectador um observador da situação, era a "novela da vida real". Um dos grandes representantes do movimento foi Frederick Wiseman e seu filme mais expressivo é Titicut Follies de 1967.
Hoje em dia, o mais comum é que os documentários mesclem as duas técnicas, tornando o filme mais dinâmico, mas é possível encontrar filmes como Justiça de Maria Augusta Ramos que utiliza apenas do processo de observação como era pregado pelo Cinema Direto. O próprio Rouch renovou sua técnica em quase cem anos de atuação, isso é que é interessante de perceber nessa mostra de mais de sessenta filmes do diretor, e melhor, a entrada é franca.
Confira no site oficial a programação de sua cidade:
Salvador
Belém
Porto Alegre
João Pessoa
São Luís, Florianópolis e Recife ainda não estão disponíveis do site.
Amanda Aouad
Crítica afiliada à Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), é doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Poscom / UFBA) e especialista em Cinema pela UCSal. Roteirista profissional desde 2005, é co-criadora do projeto A Guardiã, além da equipe do Núcleo Anima Bahia sendo roteirista de séries como "Turma da Harmonia", "Bill, o Touro" e "Tadinha". É ainda professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unifacs e da Uniceusa. Atualmente, faz parte da diretoria da Abraccine como secretária geral.
Mostra Jean Rouch, o Cinema Direto e o Cinema Verdade
2010-03-21T13:19:00-03:00
Amanda Aouad
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