
Outras formas de interação com a história estão sendo testadas como a experiência do filme Desenrola, sobre o qual já falei aqui e tem previsão de estreia ainda esse ano. A mistura cinema e internet e as buscas por inovações são tantas que o diretor de um webhit lançou esse ano seu primeiro longa, tendo o Youtube como tema.
Seja para sentir o cheiro de um cenário, apertar um botão para decidir o próximo passo ou discutir no blog o destino de alguns personagens, o fato é que nunca houve uma imersão tão profunda quanto a experiência de filmes interativos feita pelo 13TH Street, uma divisão da NBC.
A história é simples, uma mulher fugindo precisa da ajuda da platéia para decidir como irá se livrar do perigo. A novidade é que em vez de um botão, o espectador recebe uma ligação da personagem para o seu celular. Em tempo real ela vai conduzindo os caminhos. Além de ouvir a voz, é também possível perceber a respiração ofegante, os ruídos do cenário e todo o clima da história pelo telefone. Quem poderia imaginar algo tão complexo há cinco anos, por exemplo? Não sei vocês, mas eu adoraria passar pela experiência.
Abaixo o vídeo completo, traduzido por Cadu Silva.