Sinopse: Em novembro de 1984, o governo da Berlim Oriental busca assegurar seu poder através de um cruel sistema de controle e vigilância sobre os cidadãos. O capitão Anton Grubitz busca ser promovido em sua carreira, com o apoio dos mais influentes círculos políticos da época, e para isso dá a um fiel agente do sistema, Gerd Wiesler, o encargo de coletar evidências contra o bem-sucedido dramaturgo Georg Dreyman e sua namorada, a atriz Christa-Maria Sieland.
Avaliação: Longametragem alemão vencedor do Oscar de filme estrangeiro em 2007, A vida dos outros é um interessante drama sobre perda da liberdade em um governo totalitário. A ironia é que o governo totalitário é o regime socialista alemão. Então, a nossa emoção é dúbia ao renegar o carrasco, mas ao mesmo tempo perceber que ele é a representação de ideais igualitários que aprendemos a admirar na década de 60. Centrado no personagem de Ulrich Mühe, um agente do serviço secreto chamado Wiesler que tem a missão de vigiar o dramaturgo Georg Dreyman, vivido por Sebastian Koch, é daqueles filmes que merecem ser vistos.Veja crítica completa.
Sinopse: June (Cameron Diaz) descobre algo que nunca deveria ser descoberto e, com isto, se torna, a contragosto, a parceira de Wilner (Tom Cruise), um agente secreto em missão que não deve ser finalizada. A aventura ao redor do globo irrompe em um labirinto de falsas identidades, alucinantes perseguições e incríveis fugas até a dupla perceber que só pode confiar um no outro.
Avaliação: É uma comédia com muita ação. Pipoca mesmo, daqueles blockbusters feitos para o sucesso. O problema é que o casal, que já havia trabalhado junto em Vanilla Sky, não está em seu melhor momento e nem mesmo o diretor James Mangold conseguiu reverter a situação, sendo a bilheteria do filme muito aquém do esperado nos Estados Unidos. Mas tem tudo para agradar fãs de filmes de ação com toque de comédia no mesmo estilo de Sr. e Sra. Smith, com cenas de explosões misturadas a situações ridículas que arrancam gargalhadas da platéia. A idéia de Encontro Explosivo é mesmo sentar na cadeira e relaxar sem maiores compromissos. Veja crítica completa.
Sinopse: Um painel sobre Paulo Francis, jornalista que marcou época e influenciou uma geração. À sua maneira, denunciou a impossibilidade de existência de vida inteligente no pensamento dominante, independente de qual seja o momento. Irreverente, ficou famoso por seus comentários ácidos sobre a situação do Brasil em plena ditadura militar.
Avaliação: Eterno correspondente em Nova York, Paulo Francis era um homem reacionário, racista, sexista, homófobo e arrogante, mas ao mesmo tempo inteligente, criativo, irônico, com um excelente humor e que escreve muito bem. O documentário de Nelson Heinoff é feliz ao retratar essa dicotomia, com uma linguagem rápida e habilidosa. Só acho que poderia ser menos unilateral, mostrando também o contraponto da crítica ao jornalista. Ainda assim, consegue demonstrar o porquê de Paulo Francis ser considerado um marco do jornalismo brasileiro. Um filme obrigatório para todos que lidam com comunicação.
Sinopse: Após a separação de Nigel, Lena tenta seguir a vida com seus dois filhos, Anton e Augustine. Deixa Paris e segue para a Bretanha, interior da França. Tudo o que Lena quer é recomeçar uma vida em que ela sozinha possa tomar suas próprias decisões sem interferência de ninguém, mas sua mãe, uma mulher autoritária, convida o genro Nigel, ex-marido de Lena, para passar as férias com eles e quem sabe assim salvar o casamento da filha. Então Lena, que foi para o campo tentar reconstruir sua vida, terá agora que lidar e enfrentar o controle de sua família.
Avaliação: Não se deixe levar pelo título bucólico, o filme de Não minha filha, você não irá dançar é um ótimo drama familiar, centrado na problemática Lena, uma mãe superprotetora que resolve viver em função dos filhos após o divórcio, saindo do emprego para cuidar deles. Com uma construção que lembra o filme O Casamento de Rachel vemos uma história cheia de simbologismos e metáforas. Por isso, acho desnecessário o recurso de contar em paralelo a história da moça interiorana que, obrigada pelo pai a escolher um noivo, resolve criar um desafio. Casaria com quem conseguisse dançar com ela por 12 horas. Entendo a relação dela com Lena, a questão de ambas na luta pelo controle da própria vida e a flexibilidade de dançar conforme a música. Mas, o filme por si só já resolveria isso. De qualquer forma, é interessante de conferir.
Outras dicas, ainda não avaliadas:
O GUERREIRO SILENCIOSO (AVENTURA)
UM CAMINHO DE LUZ (DRAMA)
O ÚLTIMO VÔO (AVENTURA)
BULLYING - PROVOCAÇÕES SEM LIMITES (DRAMA)
CLIMAS (CULT)
PARTIR (CULT)
PROCURANDO ELLY (CULT)
ERVAS DANINHAS (CULT)
Agora vamos ao resultado da primeira promoção VideoHobby CinePipocaCult. Lembrando que os dois livros e muitos outros podem ser encontrados na VídeoHobby.
A nossa leitora sortuda a ganhar o livro com os bastidores de Chico Xavier foi @gracefgomes
E a nossa leitora não menos sortuda a ganhar Avatar, o livro-enciclopédia sobre Pandora foi @cristianassa80
Parabéns às duas vencedoras. Enviem seus endereços para cinepipocacult@gmail.com identificando seus twitters. Logo, logo enviaremos os prêmios. E fiquem ligados que com essa parceria ainda vão acontecer muitas promoções e surpresas. Continuem também votando e divulgando a seus amigos o CinePipocaCult no TopBlog. É divulgando o nosso trabalho que conseguimos parcerias que voltam em prêmios para vocês.