Sinopse: Episódio 1 - Fonte de Renda: Maicon (Sílvio Guindane) consegue realizar o sonho de passar no vestibular, mas logo se encontra apreensivo devido à sua incapacidade de arcar com os gastos com livros, alimentação e transporte. Ele fica então tentado a vender drogas para os colegas de faculdade, como forma de obter o sustento necessário para os estudos.Episódio 2 - Arroz com Feijão: Para conseguir um quarto para o filho, os pais de Wesley (Juan Paiva) resolvem reduzir o cardápio diário a arroz com feijão. No aniversário do pai o garoto se junta ao amigo Orelha (Pablo Vinícius) para conseguir dinheiro, no intuito de comprar um frango como presente.Episódio 3 - Concerto para Violino: Quando crianças Márcia (Cíntia Rosa), Jota (Thiago Martins) e Ademir (Samuel de Assis) fizeram um pacto de amizade eterna. Agora, com todos em torno dos 20 anos, Jota entrou para o tráfico de drogas enquanto que Ademir se tornou policial. O confronto entre os dois pode impedir que Márcia, agora violinista, realize o sonho de uma bolsa de estudos na Europa.Episódio 4 - Deixa Voar: Flávio (Vítor Carvalho), de 17 anos, deixa que a pipa de um amigo voe. Para buscá-la ele precisa ir à favela de uma facção rival. Mesmo com medo, ele decide buscar a pipa.Episódio 5 - Acende a Luz: É véspera de Natal e o morro está sem luz há três dias. Como os técnicos da companhia de luz não conseguem resolver o problema, um deles é sequestrado pelos moradores locais. Eles decidem fazê-lo de refém até que a luz volte.
Avaliação: Em 1961, cinco cineastas subiram ao morro para construir um filme com a visão daquele lugar. Dentre eles estava Cacá Diegues, que hoje, dono de uma produtora, resolveu ir além resgatando o projeto, dessa vez com cinco cineastas locais, para contar suas próprias histórias. O projeto foi um sucesso e por isso, o subtítulo "agora por nós mesmos". Vale conferir até para incentivar iniciativas como essas.
Sinopse: Em meio a uma crise existencial, Paul (Paul Giamatti), um famoso ator, procura solução num laboratório particular conhecido como Armazém das Almas, que oferece aos nova-iorquinos alívio para suas almas cansadas. Ele decide extrair sua alma e, depois de uma tentativa fracassada de viver e atuar sem uma alma, aluga a suposta alma de um poeta russo. As coisas tomam um rumo inesperado quando ele encontra Nina (Dina Korzun), uma russa contrabandista de almas.
Avaliação: C. S. Lewis disse certa vez: "Você não tem uma alma, você é uma alma. Você tem é um corpo." Concordo, por isso já fico com má vontade em relação ao argumento do filme estrelado por Paul Giamatti, vivendo a si mesmo em uma crise existencial que o leva a "guardar sua alma em um depósito de almas". Mas, o filme tem seus momentos e se torna uma metalinguagem até interessante unindo elementos de Quero Ser John Malkovich e Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças. Ambos, é bom dizer, superiores ao filme de Sophie Barthes. Mas, como estreia, ela foi corajosa e merece um reconhecimento.
Sinopse: Vários curtas e filmetes menores que compõem um caleidoscópio da metrópole que nunca dorme, misturando histórias de amor, humor, medo e todas as conexões de sentimentos pertinentes a uma cidade como Nova York.
Avaliação: Doze cineastas tão distintos fazendo curtas sobre Nova York só poderia resultar em uma obra curiosa e heterogênea. É interessante assistir visões de um mesmo tema. A série Cities of Love, inicada com Paris eu te amo, ganha nova cor e movimento na cidade de nunca dorme, fazendo uma homenagem muito melhor a Megalópole do que o filme de 1977 de Martin Scorsese.
Sinopse: Anna de la Mesa (Nina Kervel-Bey) tem 9 anos, mora em Paris e leva uma vida regrada e tranqüila, dividida entre a escola católica e o entorno familiar. O ano é 1970 e a prisão e morte do seu tio espanhol, um comunista convicto, balança a família. Ao voltar de uma viagem ao Chile, logo após a eleição de Salvador Allende, os pais de Anna estão diferentes e a vida familiar muda por completo: engajamento político, mudança para um apartamento menor, trocas constantes de babás, visitas inesperadas de amigos estranhos e barbudos. Assustada com essa nova realidade, Anna resiste à sua maneira. Aos poucos, porém, realiza uma nova compreensão do mundo.
Avaliação: Lembra de Mafalda? A curiosa personagem do argentino Quino? A garotinha Anna lembra muito o humor e observação do mundo. A construção de uma história política pela visão de uma criança torna A Culpa é do Fidel um filme divertido, cativante e bastante filosófico.
Outras dicas ainda não avaliadas:
ALGO QUE VOCÊ PRECISA SABER (CULT)
COMO EU FESTEJEI O FIM DO MUNDO (CULT)
DESTINOS LIGADOS (DRAMA)
BRILHO DE UMA PAIXÃO (DRAMA)
O DESAFIO DE DARWIN (DRAMA)
DETENÇÃO (CULT)
O PIOR TRABALHO DO MUNDO (COMEDIA)