Desde a semana passada, Gramado respira cinema. Sem a mesma expectativa de antes, o Festival ainda possui seu charme e é um dos que reúne um maior número de artistas brasileiros. Esse ano, a atriz
Fernanda Montenegro foi homenageada pela sua contribuição ao cinema nacional com o troféu
Oscarito e o ator
Selton Mello recebeu uma homenagem especial, além de ter aberto o Festival com seu filme
O Palhaço. Amanhã será anunciado os vencedores dessa edição do
festival.
Notícias Rápidas:
Programa de Curtas na TV Brasil
Uma ótima notícias para os cineastas e amantes do curta-metragem. Dia 04 de setembro estreia na TV Brasil o programa
Curta TV apresentado por Renata Boldrini. O programa chega com o objetivo de divulgar e incentivar o formato, criar novas plateias e descobrir novos talentos, a série semanal será exibida todos os domingos, às 22h30. Com 26 episódios, divididos em dois blocos de 13 minutos, o Curta TV exibirá entrevistas com atores, diretores e produtores, matérias nos sets de filmagens e em festivais, e vai dedicar um bloco inteiro à exibição de um curta nacional.
Fonte.
Lars Von Trier não dará mais entrevistas
Ainda como repercussão das declarações infelizes em Cannes, o diretor dinamarquês disse que "não dará mais entrevistas coletivas". Segundo ele, suas declarações foram fruto de nervosismo, mas chamou a atenção para o fato de que o politicamente correto está criando assuntos proibidos e isso é ruim, completando que a partir de hoje seria igual a Terrence Malick, se calando. Ainda na
entrevista que deu no jornal francês "Libération", Von Trier falou da inspiração de Melancolia em Penélope Cruz e que mesmo sem a atriz no filme, a inspiração estaria presente. E que seu próximo projeto seria sobre "uma mulher que será rejeitada como um transplante que não foi aceito". Resta aguardar.
"O Homem do Futuro" terá pré-estreia em Paulínia
A cidade de Paulínia está se tornando mesmo o Pólo Cinematográfico do Brasil. Após o crescimento de importância do seu Festival, muitas produções estão sendo feitas por lá, e estreias programadas a cada dia. Agora, é a vez de
O homem do futuro, filme de
Cláudio Torres, que teve 90% das filmagens ocorridas na cidade. No dia 17 de agosto, às 21h, no Teatro Municipal de Paulínia acontecerá a primeira exibição pública do filme com presença do diretor Claudio Torres, dos protagonistas
Wagner Moura e
Alinne Moraes, e dos atores Gabriel Braga Nunes, Maria Luisa Mendonça e Fernando Ceylão.
Fonte.
Elysium
Por falar em Wagner Moura, saíram as primeiras imagens do filme
Elysium, diretor
Neil Blomkamp e protagonizada por Matt Damon que trará o brasileiro como vilão da história. Na sequência de fotos, aparece Damon com uma espécie de armadura estranha ao redor do corpo, fugindo de uma espécie de caminhão/máquina. É pouco ainda, além do mais com as poucas informação da trama futurista. Mas, a Sony já está movimentando a internet com "o projeto mais ambicioso produzido pela humanidade":
Armadyne.net. Curiosidade não falta.
Fonte.
Estreias da semana no Cinema:
Semana passada ao ver Melancolia, achei que Cannes não havia dado o prêmio a Lars Von Trier por causa da polêmica. Mas, essa semana o Brasil vai entender porque o filme de Terrence Malick mexeu tanto com a capital cinematográfica.
Árvore da Vida que estreia hoje é uma experiência estética como poucas que vimos dentro da sala escura. Uma mistura de emoções que nos envolve e encanta na evolução de um homem em busca de paz interior. Merece todos os aplausos.
Com nem tantos aplausos assim, chega hoje aos cinemas o esperado filme de J.J. Abrams.
Super 8 é saudosista e uma espécie de homenagem ao produtor
Steven Spielberg. Tem seus altos e baixos, mas está longe de ser o marco cinematográfico que prometia.
Fica a dica:
Os lançamentos em DVD do mês de agosto estão recheados. Destaco aqui dois que saem essa semana:
Não me abandone jamais (2010)
Diretor: Mark Romanek
Mark Romanek nos envolve em um filme sensível sobre a vida e a nossa incapacidade de mudá-la. Por mais que utilize um universo fantasioso e não procure nos enquadramentos, trilha sonora ou mesmo montagem nos emocionar a qualquer custo, acaba nos deixando com um nó na garganta pelo realismo da reflexão que provoca.
Cópia Fiel (2010)
Diretor: Abbas Kiarostami
Várias discussões filosóficas cercam o filme, é verdade, mas o principal de
Cópia Fiel é nos fazer pensar através do exemplo. É um jogo onde não encontramos respostas prontas. Somos levados, assim como a vida, onde nunca sabemos o que é uma reação original ou apenas uma representação, a exemplo do sorriso da Monalisa que ele cita. Um belo filme, que rendeu a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2010 para a francesa Juliette Binoche.