
Quase três anos e chegamos ao post número mil. É apenas um número, verdade, mas bastante significativo. Quando começamos, em dezembro de 2008, não sabíamos exatamente aonde o
CinePipocaCult chegaria. Era apenas um blog para apresentar minhas opiniões sobre
cinema e compartilhar o conhecimento que tinha adquirido na pós-graduação recém terminada de
Cinema na UCSal. Aos poucos, fomos ganhando seguidores, amigos, parceiros, reconhecimento. O
CinePipocaCult cresceu tanto que Ari Cabral precisou ser mais presente, principalmente nas redes sociais e organização do marketing do site, quando antes se restringia ao design do mesmo. Hoje cada post chega diretamente a mais de 4 mil pessoas, entre assinantes do feed, amigos e fãs no
Facebook e seguidores no
Twitter, fora os que chegam por indicações, buscas no Google e promoções. O
CinePipocaCult cresceu. E temos que agradecer a todos por cada comentário, participação ou indicação, abraçando o projeto que ainda fazemos praticamente por amor. Pois, a única coisa que o site
ainda não nos dá é dinheiro.
Este mês também mudamos o nosso layout. As mudanças foram pensadas a partir da pesquisa que fizemos, deixando o aspecto mais leve e agradável para a leitura de todos. A navegabilidade da página ficou mais ágil, com menos elementos de imagem e com maior destaque para o menu. A ferramenta de busca também ficou no topo para facilitar a visualização de todos. As pipocas que faziam parte da marca saíram, para deixar a aplicação da mesma mais fácil, mas isso não significa que iremos ignorá-las. Ao escolher um nome como
CinePipocaCult o pensamento foi traduzir o slogan “
bom cinema, independente de estilo”. E
Cinema também é pipoca, ou seja, puro entretenimento.

Não podemos usar do discurso pseudo-intelectual de que
blockbuster nunca presta e que
cinema de arte é a verdadeira tradução da sétima arte. É preciso dar espaço para todos e analisar cada
filme pelo que ele se propõe. Como disse Pablo Villaça, "o
crítico precisa ser imparcial ao entrar na sala de
cinema e parcial ao escrever sua
crítica". Esse pensamento tem sido reforçado a cada nova experiência que tenho, seja prática ou teórica. Nesses quase três anos de existência, além da matéria de
crítica que fiz na pós-graduação com Regina Gomes, fiz outros dois cursos rápidos (uma semana cada) com os
críticos Pablo Villaça e João Carlos Sampaio. E nunca deixei de estudar, até mesmo porque estou em plena conclusão de mestrado e a análise
crítica faz parte do meu projeto de pesquisa. Os textos procuram, então, ser cada vez mais embasados e não uma pura expressão de opinião.

E o reconhecimento de todo esse trabalho é mesmo o melhor retorno que podemos ter. Em 2009, fomos surpreendidos com o terceiro lugar pelo júri acadêmico do
TOP BLOG nacional. Pouco conhecidos, chamamos a atenção dos especialistas que entraram para ver cada um dos 100 candidatos da categoria. Isso nos ajudou a ter visibilidade e confirmar no ano seguinte a qualidade ao sermos novamente premiados com o terceiro lugar do prêmio
TOP BLOG, dessa vez na categoria popular. Em 2011, estamos novamente entre os 100 indicados da categoria cultura. E nas últimas parciais aparecemos na lista dos
30 mais votados. Isso é um sinal de que continuamos no caminho certo, mesmo que não venha outra final, já estamos satisfeitos com a campanha. As votações encerram no dia 22/11/2011 e você ainda pode votar
aqui.
Fomentar a discussão cinematográfica é a nossa missão. Compartilhar conhecimentos e analisar filmes que estejam em cartaz ou nas prateleiras das locadoras, ainda que virtual, no tempo atual.
Agradecemos e ficamos felizes com cada visita e forma de nos prestigiar. É o estímulo que temos para seguir em frente, além dos
amigos que fizemos e das
pessoas que conhecemos.