
Filmes tristes existem muitos, O menino do pijama listrado, À espera de um milagre, O quarto do filho etc. Mas, tenho que manter a tradição de citar esse filme, que doeu de tanto eu chorar: Dançando no Escuro. Da união de Lars Von Trier e Björk só poderia resultar um musical dark, denso e extremamente triste.
A produção do filme é incrivelmente bela, com a mistura de realidade e fantasia, sempre que Selma canta. É ótimo ver Björk cantando e atuando com tanta verdade. É sempre bom ver Lars Von Trier em ação, sempre detalhista e sutil. Mas, Dançando no Escuro é daqueles filmes que nunca mais quero ver. Doeu muito. Aquela cena final nos traz um trauma. Aquilo irrita muito, nos dá uma sensação de impotência, de descrença na humanidade, de dor profunda. Sem dúvidas, o filme mais triste que já vi.
Dançando no Escuro (Dancer In The Dark: 2000 / França)
Direção: Lars Von Trier
Roteiro: Lars Von Trier
Com: Catherine Deneuve, Jean-Marc Barr, Peter Stormare, David Morse.
Duração: 100 min

Romance é o que não falta no cinema. Ainda mais no cinema de Hollywood dos anos 50. Qualquer filme, que tema ou gênero seja, tem amor no meio. Tantos filmes poderiam ser citados. Mas, vou ficar com esse clássico que já teve refilmagem e citação em comédia romântica dos anos noventa: Tarde demais para esquecer. Se não tivesse nenhuma outra justificativa já apelaria para o título original se chamar: An Affair to Remember.
Quem nunca sonhou encontrar o amor de sua vida e largar tudo por ele? Nickie Ferrante, vivido por Cary Grant, e Terry McKay, vivida por Deborah Kerr até largam tudo após a paixão fulminante em um cruzeiro. Mas, sem perder o chão. Tanto que se dão um prazo de 6 meses para refazer a vida antes de se reencontrarem para viver o amor eterno. O lugar marcado: o topo do Empire State. Quer algo mais romântico que isso?

Tarde Demais para Esquecer (An Affair to Remember: 1957 / EUA)
Direção: Leo McCarey
Roteiro: Delmer Daves, Donald Ogden Stewart e Leo McCarey,
Com: Cary Grant, Deborah Kerr, Richard Denning, Neva Patterson.
Duração: 115 min