De imediato, é possível perceber algumas surpresas como a ausência da animação As Aventuras de Tintim de Steven Spielberg na categoria, dando lugar a filmes europeus como Um Gato em Paris (francês) e Chico & Rita (espanhol). Isso dá esperanças para que Rango tenha seu prêmio merecido, os outros candidatos são Gato de Botas e Kung Fu Panda 2, pelo menos Carros 2 não foi indicado, demonstrando que a força da Pixar não chega a tanto. Mas, o grande destaque das indicações é mesmo Martin Scorsese e o seu A Invenção de Hugo Cabret com 11 indicações. Após ser ignorado na edição anterior com Ilha do Medo, o mestre tem ótimas chances de sair vitorioso no dia 26, vamos torcer.
Como era esperado, O Artista também teve uma boa colocação nas indicações do ano, foram um total de 10 indicações e continua forte na disputa das principais categorias. Forte também, continua George Clooney em sua interpretação de Os Descendentes, mesmo vendo seu ótimo filme Tudo Pelo Poder de fora da disputa, apenas com a indicação para melhor roteiro adaptado, ele segue favorito na categoria de ator. Com sua 17ª indicação, Meryl Streep ainda é a favorita de muitos para levar sua tão esperada 3ª estatueta. Vamos torcer para não ser o ano de Viola Davis. Missão Madrinha de Casamento, que surpreendeu no Globo de Ouro também teve sua vez aqui como melhor roteiro e atriz coadjuvante.
Apesar de não ter Tropa de Elite 2, o Brasil está representado no Oscar com a música de Sergio Mendes e Carlinhos Brown que concorre a melhor canção original com "Real in Rio" da trilha do filme Rio. Entre as ausências, além das já citadas Tintim e Tudo Pelo Poder, está o já esperado Melancolia, de Lars Von Trier, depois das declarações em Cannes, era mesmo passível de ser ignorado pela Academia e seus financiadores judeus. Pena que, com isso, ele levou um belo filme e duas grandes interpretações para o quase esquecimento. Outro ignorado foi Clint Eastwood com seu J. Edgar, assim como Leonardo DiCaprio que deve estar tendo a certeza de que é mesmo persona non grata na Academia. Em compensação, o Oscar não ignorou a beleza de A Árvore da Vida, indicando filme e diretor, além claro da excelente fotografia de Emmanuel Lubezki.
Por fim, a maior expectativa na lista dos indicados era quantos filmes estariam na categoria principal, já que esse ano a Academia decretou que seriam no mínimo 5 e no máximo 10, sendo que os indicados deveriam obter pelo menos 5% da preferência dos votantes. Ficaram então, nove contemplados, e nenhum que possa ser considerado uma grande surpresa. Destes, apenas 4 já estrearam no Brasil, mas até a noite do Oscar, a previsão é de que todos estejam contemplados.
A lista completa dos indicados, você pode conferir na nossa página do Facebook.
O programa vai ao ar às 20h30, pela TV Brasil.
Aproveitando a estreia do filme de David Fincher, a dica é conferir os livros de Stieg Larsson, onde o filme se baseia. Aqui vocês poderão conhecer melhor a hacker Lisbeth Salander, seu passado e toda a sua trajetória que está apenas começando em Os Homens que não Amavam as Mulheres.
E como é sempre bom comparar, indico que assistam também a versão sueca para os cinemas dessa obra instigante. Aqui a crítica do filme.