

Quem foi adolescente nas décadas de 80 e 90 com certeza já ouviu falar da Coleção Vaga-Lume, série de livros com temáticas diversas, em uma linguagem fácil e em tamanho pocket. Dentre eles, fazia sucesso os romances policiais de autores como Marcos Rey, que agora vão virar filme. São dois livros, O Mistério do Cinco Estrelas e Um Cadáver Ouve Rádio. Por terem os mesmos protagonistas, ambos serão filmados concomitantemente. As filmagens ainda não tem data de início, mas o roteiro está sendo desenvolvido por André Sirangelo. Fonte.
Mostra Ícones do Cinema Baiano
Em comemoração aos 75 anos do cineasta Roque Araújo, o Instituto Virtual Roque Araújo, está realizando uma exposição diferente para a sétima arte baiana. Trabalhos gráficos de cartunistas e ilustradores de várias partes do Brasil estão sendo reunidos para homenagear cineastas baianos como Glauber Rocha, Roberto Pires, Edgard Navarro, Pola Ribeiro e muitos outros. A exposição será aberta 12 de abril, data escolhida em homenagem ao nascimento do anfitrião da festa, Roque Araújo. E seguirá até 12 de maio, na Galeria Pierre Verger, Diretoria de Audiovisual do Estado da Bahia (Dimas), subsolo da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Barris, Salvador-BA. Maiores informações no site do Instituto.
Pré-estreia de Xingu
Com estreia oficial para o dia 06 de abril, essa semana foi realizada a pré-estreia para elenco e convidados VIPs no dia 27 de março, no Cinemark do Shopping Eldorado, Rio de Janeiro. As nove salas do complexo estavam lotadas. Além de equipe e elenco, estavam presentes vários atores e simpatizantes das causa indígenas. Segundo assessoria, o filme foi ovacionado e o público saiu muito emocionado das exibições. Não duvido, o filme é mesmo muito emocionante, tanto que recebeu recentemente um prêmio do público na Sessão Panorama do Festival de Berlim 2012. Cao Hamburger consegue narrar a história dos irmãos Villas Bôas com muito tato. Responsáveis pela criação do Parque Nacional do Xingu em 1961, marco na defesa dos direitos dos povos indígenas. O roteiro também é bastante feliz ao conduzir a jornada dos três irmãos vividos por João Miguel, Felipe Camargo e Caio Blat, além de conseguir um bom convívio com o elenco indígena que não se torna mero coadjuvante em cena. Veja fotos.



O Pottermore, portal digital criado por J.K. Rowling para perpetuar o universo de Harry Potter, começou a vender essa semana a versão digital dos sete livros do bruxinho mais conhecido do mundo. Por enquanto só é possível encontrar a versão em inglês nas opções em texto e áudio, mas nas próximas semanas, serão disponibilizadas as versões em francês, italiano, alemão e espanhol. A próxima fase será o lançamento de edições com vídeos e outros anexos. Até aí, não há muita novidade, mas a Pottermore está ousando no mercado de comércio digital. Os arquivos aqui não vem com proteção anti-pirataria, podendo o leitor escolher versões compatíveis com vários leitores digitais assim como smartphones, PCs e tablets. E o melhor de tudo é que os arquivos poderão ser transportados de um equipamento para o outro sem problemas. Questionado sobre a possível pirataria, Charles Redmayne, presidente do Pottermore disse que mesmo sem edições digitais oficiais, a série já é campeã de pirataria e que a empresa acredita que após comprar um livro, o leitor tem o direito de ler onde quiser. É isso, viva a liberdade da web. (fonte)
Festival de Cinema Baiano

II Festival de Cinema Baiano
LOCAL: Teatro Municipal de Ilhéus e Fundação Cultural de Ilhéus
DIAS: 02 a 07 de abril
Semana de muitas estreias, entre eles a continuação de Fúria de Titãs, com uma nova aventura do semideus Perseu, agora responsável por salvar seu pai Zeus das garras de Hades e Ares, tendo que, de quebra, impedir Cronos de destruir o planeta. Em relação ao filme de 2010, Fúria de Titãs 2 tem pelo menos uma melhora significativa em um quesito: a projeção 3D. Antes convertida, aqui filmada, com uma profundidade digna. O roteiro continua sendo o ponto fraco, mas com certeza vai divertir muita gente. No caminho oposto, estreia também o novo filme de David Cronenberg, Um Método Perigoso, sobre a relação de Jung, Freud e Sabina Spielrein, um drama diferente que tudo o que o diretor já fez, centrado nas palavras, tal qual o método do famoso psicanalista e com um bom tratado sobre o assunto. Merece destaque.
Entre os brasileiros, também dois extremos. O filme Heleno, sobre o controverso jogador de futebol do Botafogo, e Novela das Oito, sobre a influência da telenovela Dancin´Days na sociedade da época. Dirigido por José Henrique Fonseca, Heleno é um drama existencial, forte e envolvente, mas que traz pouco de futebol, podendo enganar alguns torcedores mais desavisados. Ainda assim, um bom filme e com uma ótima interpretação de Rodrigo Santoro. Já Novela das Oito, dirigido por Odilon Rocha, não tem tido boa aceitação nos Festivais por onde passou, sendo restrito a pequenos circuitos.
Por fim, O Lórax, um filme infantil dos mesmos criadores de Meu Malvado Favorito que fez muito sucesso nos Estados Unidos, surpreendendo e batendo recordes de bilheteria, que traz uma mensagem ecológica interessante, além de ser um musical que irá divertir os pequenos.
