Festival da Sala de Arte
Enquanto não podemos ir a Cannes, aqui em Salvador começa hoje o Festival Avant-Premiere, com exibição de 8 filmes inéditos entre os dia 18 e 24 de maio no Cine Vivo, do Circuito Sala de Arte. São sessões exclusivas diariamente às 18:30 e 21:00 com os filmes O que eu mais desejo, A delicadeza do amor, Apenas uma noite, A arte da conquista, Kaboom, A velha dos fundos, À espera de turistas e O moinho e a cruz. Uma boa oportunidade para conferir filmes de diversas nacionalidades. Maiores informações no blog do circuito.
“O Invasor”, de Beto Brant
A Escola de Cinema Darcy Ribeiro exibe neste sábado, dia 19, às 18h, o filme “O Invasor” (2001), de Beto Brant, como parte da programação de seu Cineclube. Após a exibição, haverá um debate com o professor de roteiro Sérgio Almeida. As sessões do Cineclube têm entrada franca e são realizadas todos os sábados, às 18h. Uma adaptação do livro homônimo de Marçal Aquino, O Invasor é a estreia do Titã Paulo Miklos no cinema, que assinou também a trilha sonora do filme. Um filme forte que narra a história de três amigos, companheiros desde os tempos de faculdade de engenharia, que são sócios em uma construtora há mais de 15 anos até que um desentendimento os envolve em um crime quase perfeito.
Festival Cinema pela verdade
Durante os meses de maio e junho, as principais universidades do país serão palco para o primeiro festival “Cinema pela Verdade”, realizado pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM) em parceria com o Ministério da Justiça, via Comissão de Anistia. O projeto vai levar para os quatro cantos do Brasil, filmes nacionais que têm como tema o período da ditadura militar e suas conseqüências. Ao todo, o festival vai percorrer todas as 27 capitais federativas e passar por 81 universidades, promovendo exibições gratuitas, seguidas de debate com a presença de convidados e diretores/realizadores de cada obra. A primeira cidade a receber o evento será Recife, entre os dias 16 e 18 de maio. Após cada exibição, será promovido um debate com acadêmicos, pesquisadores, integrantes de movimentos sociais e culturais, além dos próprios diretores ou equipe de produção dos filmes, onde estudantes e debatedores terão a chance de trocar conhecimento e experiências, fomentando assim a discussão. Entre os dias 21 e 25 de maior será a vez das cidades no Pará (Universidade Federal), Roraima (Universidade Estadual), Alagoas (Universidade Integrada), Maranhão (Universidade Estadual), João Pessoa (Universidade Federal de Campina Grande), Goias (PUC-GO e UFG), Brasília (Centro Universitario de Brasília), Rio de Janeiro (UERJ e UFRJ), Espírito Santo (UFES e UNIVIX) e Sergipe (UFS).
Homem de Ferro
Os fãs de Robert Downey Jr., Tony Stark e o Homem de Ferro ainda não têm nada com o que se preocupar, por enquanto são apenas boatos e suposições, mas como onde há fumaça há fogo, já começam pequenas notícias e declarações de uma possível continuação dos filmes do Homem de Ferro sem a presença de Downey Jr., o que seria uma pena, já que o ator encarnou perfeitamente o papel, ajudando no sucesso da franquia. "Homem de Ferro 3" chegará às salas de cinema dos Estados Unidos em 3 de maio de 2013, mas já existem planos para novos filmes, assim como para o segundo de Os Vingadores, e é sempre possível que um ator como Downey Jr. se canse de repetir o mesmo papel sempre. Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, declarou que caso o ator saísse, a série não seria reiniciada: "Minha esperança é que ele faça vários filmes como Stark. Mas, se isso não acontecer, e se continuarmos com os filmes, não seria feito nenhum reboot", esclareceu, para depois acrescentar que seguiriam "o modelo James Bond". Tomara que ele ainda tenha fôlego para muitas aventuras. (fonte).
Operação Titanic
Acontece nesta quinta-feira, dia 24 de maio, o evento Operação Titanic, dos alunos da Faculdade de Comunicação da UFBa. Será exibido o filme "Somente Deus por Testemunha" em memória ao centenário do naufrágio do Titanic. Essa versão de 1958, respeitadíssima no meio cinematográfico, tem como foco a tragédia, de modo que é tratado quase como um documentário. Com roteiro e produção bem elaborados para época, é uma trama aclamada pela crítica e pelo público. A entrada é franca e ainda tem pipoca grátis. Para maiores informações, visitem a página do evento no Facebook.
Dia: 24/05
Horário: 11h (manhã)
Local: Auditório da Facom (Ondina) - Salvador - Ba