Slovenian Girl
Considerado o melhor filme europeu de 2010 pela European Film Academy, Slovenian Girl é um filme com ritmo próprio. A tradução de uma rotina com um tratamento bastante realista que poderia acontecer em qualquer esquina. Não há peripécias mirabolantes, nem ação sobre humana, tudo é muito verdadeiro e, talvez por isso, ainda mais assustador.
Aleksandra é uma garota comum que nasceu em uma pequena cidade da Eslovênia e faz faculdade na capital do país, Ljubljana. Sua rotina entre estudos, sala de aula e visitas ao pai amoroso são construídas em paralelo à sua atividade clandestina. Para se manter e realizar o seu futuro, Sasha é uma prostituta que utiliza o codinome Slovenian Girl. E como toda garota que se aventura nesse mundo há perigos diversos que poderá enfrentar e o maior deles já nos é apresentado nas primeiras cenas.
A estrutura do roteiro de Damjan Kozole e Ognjen Svilicic é interessante exatamente por quebrar o padrão norte-americano. Não temos uma apresentação da personagem, um plot e uma aventura a ser enfrentada para um clímax redentor. Já somos apresentadas a Aleksandra com o seu "plot", um cliente que exagera no Viagra e morre em sua frente. Uma cena curiosa, onde ainda não sabemos quem seja aquela moça e o que possa resultar essa incursão trágica. É interessante também como a investigação em paralelo da polícia nos é mostrada apenas por veículos de comunicação como televisão, revista ou jornal.
O filme de Damjan Kozole vai muito além de uma trama linear de uma garota de programa que presencia um acidente e tem sua vida revirada. O foco, na realidade, é a própria Aleksandra, sua rotina, seus talentos, sua capacidade de dissimulação, seu amor pelo pai, sua raiva da mãe, sua relação com uma amiga da faculdade e um ex-namorado casado. O que seria a apresentação, se transforma no filme em si. Vamos acompanhando o dia a dia da garota eslovena e suas dificuldades.
Claro que o crime repercutiu de alguma forma em seu "negócio", já que seu codinome passa a ser procurado por todo o país. Ela tem que tomar mais cuidado com os possíveis clientes e nessa, acaba cruzando seu caminho com dois cafetões perigosos. Mas, isso não transforma sua rotina em um caminho único de esconderijo e perseguições. Curioso também que nem mesmo o sexo é um foco na direção de Damjan Kozole. Apenas uma cena é mostrada com maiores detalhes e a maioria das seguintes nos dá apenas o antes e o depois do ato.
O foco é essa garota Aleksandra, e é impressionante como a atriz Nina Ivanisin nos apresenta essa moça. Não há maniqueísmo, ela não é uma pessoa de má índole, mas em algumas cenas temos a noção exata do quão perigosa é a sua dissimulação, principalmente nas cenas onde envolve o professor na universidade e a gerente no banco. Sua atitude simples, quase ingênua engana aos mais distraídos e torna a história ainda mais interessante.
O tratamento do filme como um todo procura seguir esse clima do real. A fotografia é crua, sem muitos filtros, o ritmo é lento, com planos longos e muitos detalhes. A composição é quase documental, em uma direção que segue a garota como um cão fiel que observa sua vida, pronto para retratar cada momento importante. Nem por isso, deixa de haver um cuidado nos planos, destaque para uma em que o ex-namorado atende o celular da moça enquanto esta dorme. Uma composição cênica muito boa, que passa toda a mensagem.
Slovenian Girl é um belo retrato então, não apenas de Aleksandra, mas de milhares de moças espalhadas pelo mundo que se vêem na situação de vender seu corpo como uma maneira ilusória da facilidade de se manter e conseguir galgar um futuro melhor. Mas, só Deus sabe as dificuldades e dores que essa escolha lhes reserva. Sem julgamentos, sem preconceitos, sem maniqueísmo, Damjan Kozole nos apresenta a sua versão da situação e é bastante feliz nela.
Slovenian Girl (Slovenka, 2009, Sérvia, Croácia, Alemanha , Eslovênia)
Direção: Damjan Kozole
Roteiro: Damjan Kozole e Ognjen Svilicic
Com: Nina Ivanisin, Peter Musevski e Primoz Pirnat
Duração: 90 min
Aleksandra é uma garota comum que nasceu em uma pequena cidade da Eslovênia e faz faculdade na capital do país, Ljubljana. Sua rotina entre estudos, sala de aula e visitas ao pai amoroso são construídas em paralelo à sua atividade clandestina. Para se manter e realizar o seu futuro, Sasha é uma prostituta que utiliza o codinome Slovenian Girl. E como toda garota que se aventura nesse mundo há perigos diversos que poderá enfrentar e o maior deles já nos é apresentado nas primeiras cenas.
A estrutura do roteiro de Damjan Kozole e Ognjen Svilicic é interessante exatamente por quebrar o padrão norte-americano. Não temos uma apresentação da personagem, um plot e uma aventura a ser enfrentada para um clímax redentor. Já somos apresentadas a Aleksandra com o seu "plot", um cliente que exagera no Viagra e morre em sua frente. Uma cena curiosa, onde ainda não sabemos quem seja aquela moça e o que possa resultar essa incursão trágica. É interessante também como a investigação em paralelo da polícia nos é mostrada apenas por veículos de comunicação como televisão, revista ou jornal.
O filme de Damjan Kozole vai muito além de uma trama linear de uma garota de programa que presencia um acidente e tem sua vida revirada. O foco, na realidade, é a própria Aleksandra, sua rotina, seus talentos, sua capacidade de dissimulação, seu amor pelo pai, sua raiva da mãe, sua relação com uma amiga da faculdade e um ex-namorado casado. O que seria a apresentação, se transforma no filme em si. Vamos acompanhando o dia a dia da garota eslovena e suas dificuldades.
Claro que o crime repercutiu de alguma forma em seu "negócio", já que seu codinome passa a ser procurado por todo o país. Ela tem que tomar mais cuidado com os possíveis clientes e nessa, acaba cruzando seu caminho com dois cafetões perigosos. Mas, isso não transforma sua rotina em um caminho único de esconderijo e perseguições. Curioso também que nem mesmo o sexo é um foco na direção de Damjan Kozole. Apenas uma cena é mostrada com maiores detalhes e a maioria das seguintes nos dá apenas o antes e o depois do ato.
O foco é essa garota Aleksandra, e é impressionante como a atriz Nina Ivanisin nos apresenta essa moça. Não há maniqueísmo, ela não é uma pessoa de má índole, mas em algumas cenas temos a noção exata do quão perigosa é a sua dissimulação, principalmente nas cenas onde envolve o professor na universidade e a gerente no banco. Sua atitude simples, quase ingênua engana aos mais distraídos e torna a história ainda mais interessante.
O tratamento do filme como um todo procura seguir esse clima do real. A fotografia é crua, sem muitos filtros, o ritmo é lento, com planos longos e muitos detalhes. A composição é quase documental, em uma direção que segue a garota como um cão fiel que observa sua vida, pronto para retratar cada momento importante. Nem por isso, deixa de haver um cuidado nos planos, destaque para uma em que o ex-namorado atende o celular da moça enquanto esta dorme. Uma composição cênica muito boa, que passa toda a mensagem.
Slovenian Girl é um belo retrato então, não apenas de Aleksandra, mas de milhares de moças espalhadas pelo mundo que se vêem na situação de vender seu corpo como uma maneira ilusória da facilidade de se manter e conseguir galgar um futuro melhor. Mas, só Deus sabe as dificuldades e dores que essa escolha lhes reserva. Sem julgamentos, sem preconceitos, sem maniqueísmo, Damjan Kozole nos apresenta a sua versão da situação e é bastante feliz nela.
Slovenian Girl (Slovenka, 2009, Sérvia, Croácia, Alemanha , Eslovênia)
Direção: Damjan Kozole
Roteiro: Damjan Kozole e Ognjen Svilicic
Com: Nina Ivanisin, Peter Musevski e Primoz Pirnat
Duração: 90 min
Amanda Aouad
Crítica afiliada à Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), é doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Poscom / UFBA) e especialista em Cinema pela UCSal. Roteirista profissional desde 2005, é co-criadora do projeto A Guardiã, além da equipe do Núcleo Anima Bahia sendo roteirista de séries como "Turma da Harmonia", "Bill, o Touro" e "Tadinha". É ainda professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unifacs e da Uniceusa. Atualmente, faz parte da diretoria da Abraccine como secretária geral.
Slovenian Girl
2012-05-14T08:30:00-03:00
Amanda Aouad
cinema europeu|critica|Damjan Kozole|drama|Nina Ivanisin|
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