
Assim são Flor da Neve e Lírio, mulheres do século 19 em uma China antiga, que inspiram as atuais amigas Sophia e Nina. Uma amizade forte que nasceu na infância e que foi sendo reforçada pelo conhecimento das antepassadas, suas tradições e forma de se comunicar através de leques de seda. Suas escolhas e destinos se misturam de uma forma bastante significativa em uma bela história de amizade verdadeira.

É uma trama sensível, com pontos de emoção e ligação. As atrizes que fazem Flor da Neve e Lírio são as mesmas que fazem Sophia e Nina respectivamente, consolidando ainda mais a ligação entre as duas histórias que, no final, são muito parecidas. Tão parecidas que se torna cansativa em algum momento. Mas, nem por isso, deixa de ser interessante. Fica apenas uma sensação de destino cíclico, como se as mulheres não pudessem aprender e mudar suas escolhas. Afinal, se Sophia conhecia tanto a história de suas antepassadas, por que repetir os mesmos erros? Por que não se permitir ir além?

Destaque ainda para a participação especial de Hugh Jackman. Charmoso como sempre, ele interpreta Artur, um australiano, como o ator, que é dono de diversas casas de show pelo Oriente. Apesar de não ter muito tempo em tela, sua participação tem uma função e acrescenta uma visão externa importante na relação de Nina e Sophia.
Flor da Neve e o Leque Secreto é um filme sensível, com diversos pontos interessantes, emocionantes até. Porém, poderia ter construído uma relação passado e futuro menos repetitiva, abrindo outras interpretações e possibilidades para as laotongs. Ainda assim, é um retrato envolvente de uma linda amizade.
Flor da Neve e o Leque Secreto (Snow Flower and the Secret Fan, 2012 / China)
Direção: Wayne Wang
Roteiro: Angela Workman e Ronald Bass
Com: Gianna Jun, Bingbing Li, Hugh Jackman
Duração: 104 min.