
No caso de Para Sempre acontece outro fenômeno interessante. Não que a plateia ache impossível uma mulher sofrer um acidente, entrar em coma e esquecer o seu marido. Muito menos que este marido, apaixonado como é, tente a todo custo recuperar o amor de sua esposa esquecida. O que incomoda a alguns, talvez sejam os clichês de que os roteiristas abrem mão para nos fazer acompanhar essa história. Mas, se você se deixa levar pela trama e não fica procurando identificar os efeitos, é possível se emocionar com esse drama amoroso.

Aliás, o acidente é de um realismo impressionante. Produzido em câmera lenta, com todos os detalhes do corpo de Rachel McAdams sendo projetado para frente. Como se estivéssemos ali, sofrendo o mesmo impacto. Uma vez visto isso, retornamos no tempo e vamos conhecer melhor o casal Paige e Leo. Aí, entra a questão artificial. Já vimos os dois sofrendo o acidente, aquelas imagens não nos parecem uma apresentação natural. Há um tom nostálgico, como se nos embutissem uma ideia de "olha como eles eram felizes, coitadinhos". A imagem do acidente ainda está fresca na memória.

Mesmo que não seja uma direção de grandes marcas, Michael Sucsy nos dá alguns momentos interessantes. As imagens também ajudam a contar aquela história como uma cena em que ele está no quarto e ela na sala após uma discussão. Os dois estão enquadrados juntos, porém separados pelos cômodos, uma metáfora perfeita do relacionamento. Juntos no coração, separados na mente. Juntos na mesma casa, separados nas atitudes. Um casal predestinado que sofreu uma peça do destino.

Para Sempre é, então, mais do que um retrato de uma história real. É mais também do que um drama romântico envolvente. É uma constatação de que aconteça o que acontecer, ainda que tenhamos uma segunda chance, tendemos sempre a repetir os mesmo atos e escolhas de vida. Porque elas é que nos definem como seres humanos. E é bom acreditar que o verdeiro amor está lá, no destino de nossas escolhas.
O filme é baseado na vida de Kim e Krickitt Carpenter e a história foi registrada no livro Para Sempre, lançado em 2000 nos Estados Unidos.
Para Sempre (The Vow, 2012 / EUA)
Direção: Michael Sucsy
Roteiro: Jason Katims, Abby Kohn, Stuart Sender, Marc Silverstein
Com: Rachel McAdams, Channing Tatum, Jessica Lange, Sam Neill, Scott Speedman
Duração: 104 min.