Segunda-feira foi um dia festivo para o cinema mundial, o clássico de Steven Spielberg completou 30 anos de lançamento. No dia 11 de junho de 1982, logo após ser apresentado no Festival de Cannes, E.T.: O Extraterrestre teve sua primeira exibição pública nos Estados Unidos em 11 de junho de 1982. Sucesso de bilheteria, o filme recebeu nove indicações ao Oscar (entre elas de melhor filme, diretor e roteiro), levando quatro estatuetas (melhores efeitos especiais, melhores efeitos sonoros, melhor som e trilha sonora original). A história do extraterrestre que é esquecido no nosso planeta e sua jornada de amizade com as crianças que o encontram ainda emociona milhares de pessoas em todo o mundo. E.T. é um ser puro, sensível e extremamente cativante, uma experiência inesquecível para os personagens de Henry Thomas e Drew Barrymore com apenas seis anos na época. Uma curiosidade é que em 2002, nos vinte anos, Spielberg cometeu um "crime" contra sua obra, ao reeditar algumas cenas, tirando inclusive armas das mãos de policiais que perseguiam as crianças, hoje ele reconhece que é um exagero. O importante é que esse clássico possa ser visto e revisto ainda por gerações.
Your Film Festival
O Festival de curtas do Youtube já tem seus 50 finalistas, e entre eles estão três produções brasileiras: "Storm", "Cine Rincão" e "Turkish Coffee". Os 50 curtas que disputam o prêmio foram selecionados pela produtora dos cineastas Ridley e Tony Scott, a Scott Free, entre mais de 15 mil produções oriundas de 160 países. O grande vencedor irá levar uma bolsa de estudos no valor de US$ 500 mil. O público pode assistir e votar em seus preferidos no site. As dez produções mais votadas serão projetadas na 69º edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, em agosto.
Alf, o ETeimoso
Quem viveu nos anos 80 com certeza se lembra de um E.T. engraçado, peludo e muito inconveniente que era protagonista de uma divertida sitcom. Alf, o ETeimoso tem boas chances agora de se tornar um filme. Pelo menos é o que espera seu criador, Paulo Fusco que fez uma declaração pública essa semana dizendo "Filmes foram lançados de personagens no mesmo estilo de Alf, então acho que é a hora certa. Alf poderia ser muito mais franco agora, pois o mundo é bastante diferente dos anos 80. Acho que o personagem ainda se destaca e certamente tem mais a dizer agora do que nunca. Acho que abordaríamos de uma nova forma. Não acho que reproduziríamos a série de TV, mas acho que explicaríamos como Alf chegou aqui e o colocaríamos com uma nova família, deixando o personagem falar por si mesmo". O dublador de Alf no Brasil era Orlando Drummond, ator, dublador e humorista de grande destaque, que é também a voz do Scooby Doo, Popeye. Como ator, seu papel mais famoso é o "seo Peru" da Escolinha do Professor Raimundo. Vamos aguardar para ver se o projeto vinga.
Mad Max: Fury Road
Enquanto Alf não é certeza, a continuação de outro famoso ícone dos anos 80 é. Mad Max: Fury Road já está em plena produção. O papel de Max Rockatansky, eternizado por Mel Gibson, é agora de Tom Hardy que terá ao seu lado Charlize Theron, essa semana fotos da atriz sem cabelo foram divulgadas na internet. O novo filme será dirigido pelo próprio George Miller, diretor dos três filmes anteriores e já cria grandes expectativas entre os fãs. A série se passa em um futuro pós-apocalíptico e trata do colapso da sociedade.
Prometheus
Ridley Scott volta aos cinemas com um bom suspense, que ele insiste em não rotular como prequel de Alien: O oitavo passageiro, mas que tem muito do filme anterior. Buscando a origem da humanidade uma equipe de cientistas viaja para um planeta muito distante, onde surpresas não tão boas os aguarda. A trama traz Michael Fassbender, Charlize Theron e Noomi Rapace no elenco.
Amor Impossível
O filme de Lasse Hallström conta a história de Dr. Alfred Jones, um cientista especializado em pesca que se envolve em um projeto para trazer a pesca do salmão para as terras altas do Iêmen, a convite de um xeique. Com Ewan McGregor no elenco.
E para quem é de Salvador, estreia finalmente, A Velha dos Fundos de Pablo Meza, sobre duas pessoas solitárias vivem anônimas na grande metrópole em uma relação improvável que explora os limites da convivência humana.
19/06 - O Grande Chefe (2006)
Sinopse: Na comédia, Lars Von Trier satiriza o mundo corporativo através de um executivo que planeja vender sua empresa, mas não tem coragem de contar para seus empregados. Para manter sua boa fama, ele inventa um chefe invisível. Quando está quase fechando um grande negócio, os futuros compradores exigem negociar com este chefe, e ele se vê obrigado a contratar um ator.
20/06 - Dogville (2003)
Sinopse: Primeiro filme de uma trilogia sobre os Estados Unidos, a história se passa em uma cidade imaginária na década de 1930, onde as paredes, portas e janelas são delimitadas apenas por riscos no chão. Fugindo de gângsteres, Grace (Nicole Kidman) chega ao local e pede ajuda à população para se esconder. A bondade dos moradores, porém, é relativa e o apoio começa a custar caro.
21/06 - Manderlay (2005)
Sinopse: Segunda parte da trilogia de Lars Von Trier sobre os Estados Unidos, o filme mostra Grace (Bryce Dallas Howard) e o pai (Willem Dafoe) após a saída de Dogville. Em uma comunidade escravista controlada por regras muito específicas, ela se revolta e resolve tornar o sistema mais democrático.
22/06 - Anticristo(2009)
Sinopse: O suspense, que rendeu a Charlotte Gainsbourg o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes em 2009, conta a história de uma escritora (Charlotte Gainsbourg) e um psicanalista (Willem Dafoe) que vivenciam experiências anormais a partir da morte de seu único filho. Para driblar a dor que sentem, eles decidem se isolar da sociedade, mas os questionamentos e o desespero do casal desencadeiam uma série de acontecimentos misteriosos.
23/06 - Melancolia (2011)
Sinopse: Uma das protagonistas da trama, Kirsten Dunst venceu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes em 2011. No mesmo ano, a produção ganhou Melhor Filme, Melhor Fotografia, Melhor Cenografia no European Film Awards. Dividido em duas partes – uma dedicada a Justine (Kirsten Dunst) e a segunda a Claire (Charlotte Gainsbourg), a primeira etapa se passa na festa de casamento de Justine. O abismo que a separa de sua irmã marca as comemorações e perdura até a segunda fase, quando um momento sombrio antecede a expectativa pelo fim iminente.