Essa é a premissa de Solteiros com Filhos, primeiro longametragem dirigido por Jennifer Westfeldt. A atriz / cantora também assina roteiro e produção, além de protagonizar a obra como a personagem Julie. Talvez pelo controle total da obra, Westfeldt se sai tão bem. O filme é ágil, inteligente, com um ritmo próprio que surpreende os que esperam uma comédia sem grandes novidades. Surpreende, apesar do humor ácido, por estar mais próximo de um drama romântico do que de uma comédia.

Chegamos a acreditar estar vendo, enfim, algo diferente em tela, com um tom politicamente incorreto. Uma quebra nas barreiras da sociedade. A cena da relação sexual entre Jason e Julie é uma das situações mais surreais já vistas em tela. Lembrei da tentativa de Joe e Rachel em Friends. É um ato incômodo, quase mecânico, cheio de desconfortos corporais. O nervosismo de ambos é claro, demonstrado na troca de olhares, nas palavras inapropriadas, na vontade de não estar ali.

Não podemos dizer que o roteiro nos trai, mas, é frustrante ver alguns caminhos que Jennifer Westfeldt escolhe, como se o clichê tradicional do amor predestinado fosse mais forte que qualquer tentativa de inovar. Tudo se torna uma grande catarse sentimental quase careta dos valores familiares. Não há mal nenhum em reforçar a ideia de que tudo o que queremos é amar e ser amado, porque na verdade é. Porém, existem diversas formas de amar e nem tudo é o que parece ser.

Há uma sensação amarga ao final, porque Solteiros com Filhos é uma ótima experiência. Uma narrativa gostosa de acompanhar, mas que peca por não ter a coragem de ultrapassar a barreira. Uma aparente ousadia que se torna quase vazia em uma resolução feita às pressas que não nos convence por completo. Há mais pontas soltas que coerência, que transforma toda a naturalidade do visto até então em uma obrigatoriedade da nova era politicamente correta.
Solteiros com Filhos (Friends with Kids, 2011 / EUA)
Direção: Jennifer Westfeldt
Roteiro: Jennifer Westfeldt
Com: Jennifer Westfeldt, Kristen Wiig, Adam Scott, Jon Hamm, Maya Rudolph, Chris O'Dowd, Megan Fox e Edward Burns
Duração: 107 min.