
O último dia foi repleto de emoção. A reprise do filme Da Maré, de Annie Eastman causou comoção entre a plateia que viu a denúncia sobre o descaso do Governo da Bahia para com a população dos Alagados. O longametragem traz um olhar bastante íntimo do problema, acompanhando por seis anos, desde que saiu a verba do ministério público até os tempos atuais onde nada ainda foi feito para resolver o problema. Utilizando um dos moradores como narrador, a diretora norte-americana pode mostrar a denúncia incômoda sem medos ou partido político. Depois tivemos uma seleção de animações vindas diretamente do Animage - Festival Internacional de Animação de Pernambuco, destaque para o vencedor Le grand ailleurs et e petit ici, de Michele Lemieux do Canadá. O filme utiliza uma impressionante técnica com alfinetes que dá um visual especial à trama.

Star Wars é da Disney

Marcelo Yuka no Caminho das Setas

"Com letras repletas de críticas sociais, Marcelo Yuka estava no auge do sucesso como compositor, baterista e líder da banda O Rappa – uma das principais na cena pop rock dos anos 1990. Porém, aos 34 anos, nove tiros em um assalto no Rio de Janeiro o colocaram em uma cadeira de rodas. O documentário é um mergulho na transformação de Yuka desde o trágico incidente, em novembro de 2000, que revela sua complexidade como artista e ativista. Enquanto luta por sua saúde física e espiritual, ele se arrisca em novas sonoridades e segue as setas numa incessante busca por justiça social e paz."

Mantendo o clima de horror, temos o filme Possessão, que está sendo anunciado como baseado em uma história real. Dirigido por Ole Bornedal fala de uma garota que encontra uma caixa amaldiçoada e acaba sofrendo as consequências de uma possessão.
Para quem não gosta do gênero, uma opção é Magic Mike novo filme de Steven Soderbergh, que tem como protagonista um stripper que introduz um novato nesse meio de dinheiro fácil, mulheres, bebidas e drogas. Apesar da possibilidade densa, no entanto, a trama acaba escolhendo o caminho do romance e moral. No elenco, Channing Tatum, Alex Pettyfer e Matthew McConaughey.

Por fim, uma estreia que não pode passar despercebida, o documentário Onde a Coruja Dorme de Márcia Derraik e Simplício Neto sobre Bezerra da Silva e sua relação com seus compositores, garimpados nos morros e na Baixada Fluminense.
E para quem é de Salvador, estreia no Circuito Sala de Arte finalmente o filme A Febre do Rato de Claudio Assis. Além de O Exercício do Poder de Pierre Schoeller
Para quem está na Bahia...

Acontece de 02 a 15 de novembro de 2012, na Saladearte Cinema da UFBA-Vale do Canela, sempre às 20:30, o 8º Festival Internacional de Cinema de Salvador. O evento contará com 15 filmes inéditos no Brasil, todos com apenas uma única exibição. A programação conta com uma seleção de longas dos mais variados gêneros, da comédia ao documentário. Programação completa no site do evento.
Mostra de Cinema de Conquista
E nessa quarta-feira começa a Mostra de Cinema de Vitória da Conquista. Terra de Gláuber Rocha, Conquista sempre foi um celeiro cinéfilo, e esse ano, a programação está bem caprichada. O CinePipocaCult irá cobrir o evento, sendo eu, parte do júri da ABCV.

Dia 09 de novembro (23h59): Hellraiser – Renascido do Inferno, de Clive Barker.
Dia 10 de novembro (0h25): Hellraiser II – Renascido das Trevas, de Tony Randel.
Dia 11 de novembro (23h45): Hellraiser III – Inferno na Terra, de Anthony Hickox.
E para quem não gosta de terror, pode aproveitar que entre 9 e 11 de novembro a Rede Telecine está com o sinal aberto para todos os assinantes da NET, SKY, Oi TV, Claro TV, GVT TV, Vivo TV, CTBC, DTHi, SIM TV e demais licenciadas da NET Brasil. Ou seja, independente do seu plano, você poderá ver os seis canais da Rede nesse período. A ação coincide com a estreia do filme Amanhecer Parte 1, da Saga Crepúsculo que será exibido pela primeira vez no dia 10 no Telecine Premium, às 22h.