Uma mostra de curtas-metragens selecionados para o VIII Panorama Internacional Coisa de Cinema será apresentada gratuitamente nos dias 29 e 30 de março ao público de Rio de Contas. As sessões acontecerão no Espaço Imaginário (Rua Barão do Rio Branco, 220), sempre às 20h e incluem filmes contemplados na premiação do festival (novembro de 2012), como “Dizem que os Cães Veem Coisas”, de Guto Parente, e “O cadeado”, de Leon Sampaio. Rio de Contas será a última cidade da mostra itinerante do VIII Panorama Internacional Coisa de Cinema, que passou anteriormente por Santo Amaro e Remanso. Esta edição foi marcada também pela primeira realização simultânea em Salvador e Cachoeira, formato que será mantido em 2013.
O artista recluso se mostra
Deveria estar nas estreias da semana, mas quis destacar aqui o documentário de Mariana Brennand Fortes sobre o pintor, desenhista, escultor e ceramista Francisco Brennand. Aos 85 anos, ele vive isolado em seu ateliê-oficina num bairro distante do centro da cidade do Recife. Raramente é visto em público, mas está desmistificado nesse filme que foi eleito o melhor documentário na Mostra Internacional de São Paulo. Francisco Brennand estreia hoje no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Juiz de Fora e Florianópolis. E na próxima semana chega à Salvador, Recife, João Pessoa e Brasília.
Kick Ass 2
Saiu essa semana cartaz e trailer oficial de Kick Ass 2. A continuação da saga dos comuns que resolvem se tornar super-heróis e combater o crime, não parece tão criativa quanto a primeira obra. O cartaz aliás, é bem simples, com o close dos personagens Kick Ass e Hit Girl, que estão muito mais velhos que no primeiro filme e isso parece um problema para a continuação da adaptação das HQs. A atriz Chloe Moretz, por exemplo, está visivelmente escondendo os seios. Na trama, dessa vez, o ex-Red Mist, agora Motherfucker (Christopher Mintz-Plasse) cria uma legião de supervilões para vingar a morte do pai. Além disto, os heróis ainda precisam lidar com suas identidades secretas sendo reveladas ao mundo. Tomara que o resultado empolgue mais que as primeiras peças promocionais.
O Robocop de Padilha
Uma declaração inusitada de José Padilha essa semana deu o que falar. O diretor de filmes como Tropa de Elite, teria dito à atriz Abbie Cornish que o seu novo filme, a refilmagem de Robocop, não seria apenas um grande filme, mas um clássico. A declaração é de se estranhar, não apenas pela falta de modéstia, mas pelas declarações do próprio diretor brasileiro que vinha reclamando do sistema de produção de Hollywood, onde não teria liberdade criativa e que muitas cenas suas estavam sendo cortadas. De qualquer maneira, tudo isso é marketing para o filme que começa a criar mais curiosidade. Principalmente, porque teve sua estreia adiada para fevereiro de 2014. "Robocop" se passa no ano de 2029. Na história, o conglomerado multinacional OmniCorp é o centro da tecnologia robótica. Os drones estão ganhando guerras ao redor do globo e agora eles querem trazer essa tecnologia para as ruas. Vamos acompanhar.
Veronica Mars vira filme
A série Veronica Mars vai virar filme, após a arrecadação de fãs que levantaram mais de US $ 2 milhões, em pouco menos de 12h. O criador da série teve a ideia de fazer uma campanha de arrecadação de fundos, após a Warner questionar se o filme teria mesmo interesse da massa. Afinal, a série foi cancelada em 2007 após apenas três temporadas. O sistema de arrecadação coletiva já é comum na internet, principalmente nos Estados Unidos, mas temos exemplares aqui no Brasil também, como o Catarse. O sistema é simples, o produtor apresenta a ideia e diz quanto precisa. Cotas são apresentadas e cada cota equivale a uma recompensa que pode ir desde nomes nos créditos até, DVDs do filme, cópia do roteiro autografado e por aí vai. A meta de Veronica Mars já foi alcançada, mas os fãs podem continuar contribuindo até 12 de abril. É fã e quer contribuir? É só ir na página do Kickstarter.
Outra estreia, é o filme nacional A Busca de Luciano Moura que tem como maior trunfo a interpretação do ator Wagner Moura. Ele é um médico, filho de um pai ausente, que pega a estrada para procurar o filho que desapareceu sem deixar muitos rastros. No elenco ainda Lima Duarte, Mariana Lima e Brás Antunes.
Tem também mais um retardatário de 2012. O filme de ação A Fuga de Stefan Ruzowitzky, estrelado por Olivia Wilde e Eric Bana. Uma tentativa frágil de construir um thriller em torno de três mundos distintos, dois irmãos fugitivos, um ex-boxeador recém saído da cadeia e uma pacata cidade na divisa entre os Estados Unidos e o Canadá, onde uma jovem policial tenta mostrar ao pai o seu valor.
Tem ainda, a estreia de Linha de Ação de Allen Hughes, com Mark Wahlberg, Russel Crowe, Catherine Zeta-Jones, Kyle Chandler no elenco. Na trama, ex-policial se envolve em um grande escândalo, ao seguir a mulher do prefeito de Nova York. E Pieta de Kim Ki-duk sobre um agiota que é forçado a reconsiderar seu violento estilo de vida depois da chegada de uma misteriosa mulher que diz ser sua mãe.