Agora, aproveitando o tema, mediei um Podcast especial de filme para mulheres no Fala Cinéfilo. Foi um bate-papo bem divertido com Kamila Azevedo, Dani Vidal e Roseane Aguirra tentando entender o que são Filmes de Mulherzinha.
Mulheres do Cinema Brasileiro
E aproveitando o tema do dia, interessante divulgar o site de Adilson Marcelino. Um jornalista que sempre amou o cinema e as mulheres nele e levou essa paixão a sério. Adilson catalogou cerca de 500 atrizes, produtoras, pesquisadoras envolvidas de alguma maneira com a produção de filmes no Brasil. Um banco de dados histórico e com ótimas curiosidades. Não apenas um perfil de nomes, como também tem entrevistas, críticas de filmes e cobertura de eventos. Bem interessante.
Trailer Homem de Ferro 3
Saiu esta semana o esperado segundo trailer do filme Homem de Ferro 3. Nele, algumas novas informações são soltas, principalmente em relação a quantidade de armaduras e qual a função delas. Ou não. Vale a pena conferir.
As Hiper Mulheres tem estreia confirmada
Após o sucesso em festivais diversos, o filme de Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro tem estreia confirmada para o dia 26 de abril, em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife em data próxima à comemoração do dia do Índio no Brasil. As Hiper Mulheres conta a história de um homem que, temendo a morte da esposa idosa, pede que seu sobrinho realize o Jamurikumalu, o maior ritual feminino do Alto Xingu (MT), para que ela possa cantar mais uma última vez. As mulheres do grupo começam os ensaios enquanto a única cantora que, de fato, sabe todas as músicas se encontra gravemente doente.
Porto Surf Film Festival
A cidade do Porto, em Portugal, entre 29 a 31 de março, vai receber o Porto Surf Film Festival, um festival de cinema só com filmes de surf. Segundo o co-organizador Luís Madureira Pinto, "para além do lado desportivo, os filmes de surf são conhecidos pela fotografia e pela divulgação das culturas do mundo". O que é mesmo interessante, já que não se resume a um filme esportivo, ou sobre algum esporte até pela beleza do mar e do entorno onde acontecem as principais competições do esporte.
A grande estreia da semana é mesmo Oz, Mágico e Poderoso, uma espécie de prequel do clássico O Mágico de Oz, dirigido por Sam Raimi e produzido pela Disney. Na trama vemos como o mágico Oscar foi parar no mundo maravilhoso de Oz. No elenco, James Franco, Mila Kunis, Rachel Weisz e Michelle Williams.
Outra estreia é Amigos inseparáveis de Fisher Stevens, com Al Pacino, Christopher Walken, Alan Arkin, Julianna Margulies, no elenco. Na história, dois velhos golpistas tentam juntar seus antigos comparsas para um último encontro.
Outra estreia é a comédia romântica Amor é tudo o que você precisa de Susanne Bier. Sobre uma cabeleireira, que perdeu os cabelos por causa de um câncer, e descobre que o marido está tendo um caso. Ao viajar para Itália para assistir o casamento da filha, conhece um viúvo que ainda culpa o mundo pela morte de sua esposa. No elenco Pierce Brosnan, Trine Dyrholm, Kim Bodnia, Paprika Steen.
Temos também Killer Joe – Matador de Aluguel de William Friedkin, sobre um traficante de drogas que resolve contratar um matador de aluguel para assassinar a própria mãe. Com Mathew McConaughey, Emile Hirsch, Gina Gershon, Thomas Haden Church, no elenco.
Temos ainda, A Parte dos Anjos de Ken Loach. A história fala de Robbie, que com o nascimento de seu filho, decide mudar de vida e nunca mais cometer crimes. Entretanto, ele e os amigos não conseguem emprego por causa de seus passados criminosos. Uma bebida e uma grande ideia vão mudar suas vidas. “A parte dos anjos” recebeu o prêmio do Júri no Festival de Cannes em 2012.
E por fim, tem O Quarteto de Dustin Hoffman. Com Maggie Smith, Tom Courtenay, Bill Connolly, Pauline Collins, sobre uma mansão que abriga cantores de ópera aposentados, onde uma excêntrica diva, recém-chegada, volta a brilhar com seus antigos parceiros
E como hoje é o Dia Internacional da Mulher, dois filmes já em Home Vídeo para assistir nesse fim de semana.
Um Lugar Chamado Notting Hill (1999)
de Roger Michell
Uma comédia romântica completamente clichê, mas que tem uma sensibilidade de construir ótimos personagens e situações. Divertido, bem humorado e fantasioso, mistura o mito de uma grande atriz com um homem comum e todas as impossibilidades de união de ambos. Destaque para a cena final.
Antes do Amanhecer (1995)
de Richard Linklater
O completo oposto do filme anterior, mas que traz também um casal inusitado. A diferença aqui é que tudo é construído em um impulso de uma madrugada. Os diálogos são o forte dessa obra que tem um tom íntimo e aconchegante, bem realista até, que trata os sentimentos de uma maneira muito delicada.