Cinefoot
Com edições de sucesso no Rio de Janeiro e São Paulo, esta semana chegou a Salvador o Cinefoot, Festival de Cinema sobre o futebol. Quem abriu a edição local na última quarta-feira foi o premiado documentário francês Os Rebeldes do Futebol, dos diretores Gilles Rof e Gilles Perez. Porém, o festival continua até amanhã, com sessões sempre às 20h30, no Espaço Itaú Glauber Rocha e o melhor, a entrada é franca. A mostra baiana foi composta por quatro filmes de longa-metragem e 12 de curta-metragem, num programa, que reúne alguns dos maiores sucessos das quatro edições do festival CINEfoot realizadas até agora. E, a cada dia, um ex-jogador do estado foi homenageado. Hoje tem homenagem a Emo e Beijoca, com a exibição do filme Bahêa, Minha Vida, de Márcio Cavalcante. E amanhã, para o encerramento dois filmes que venceram o último CineFoot, um deles é Memórias de Chumbo, do jornalista Lúcio de Castro, que evidencia a relação entre o futebol e as ditaduras na América Latina. O outro filme é o curta Três no Tri, de Eduardo Souza Lima, que examina a fotografia que virou símbolo do Brasil tricampeão na Copa de 1970. O fotógrafo, que fez a imagem que correu o mundo, conta a história do seu feito.
Novo filme de Ridley Scott
Depois do controverso Prometheus, Ridley Scott vem com um filme cujo o destaque é o elenco. Reuniu nada menos do que Michael Fassbender, Penélope Cruz, Cameron Diaz, Javier Bardem e Brad Pitt para contar uma história que envolve dinheiro, drogas e sobrevivência. O roteiro é de Cormac McCarthy, escritor de obras como "Onde os Fracos Não Têm Vez" e "A Estrada". Pelo clima do teaser que saiu essa semana, parece que seguirá mais para o estilo do primeiro. Vamos aguardar e torcer por uma boa obra.
Guerra Mundial Z 2
Mal estreou nos cinemas brasileiros e o filme estrelado por Brad Pitt, Guerra Mundial Z, já anuncia sua continuação. Quem viu o filme sabe que não é apenas uma jogada de marketing. Faz sentido. O problema é ver como isso será feito, até porque o presidente da Paramount, Rob Moore, informou ao site The Hollywood Reporter que poderão ser uma ou duas sequências. Na verdade, o projeto original já era uma trilogia, mas problemas na produção fizeram os estúdios não apostar em algo grandioso, preferindo esperar a recepção nas bilheterias. Como o filme atingiu uma bilheteria de US$ 111,8 milhões no mundo todo e US$ 66 milhões nos Estados Unidos durante a abertura, tudo indica que a trilogia ainda saia. Na verdade, o grande destaque de Guerra Mundial Z é mesmo Brad Pitt que consegue segurar o filme, nos apresentando um bom entretenimento. Vamos ver o que vem por aí.
Confissões de adolescente
Tudo começou com o diário de Maria Mariana, quando seu pai, Domingos de Oliveira percebeu que poderia ter uma boa história aí. O diário virou livro, peça de teatro, seriado de televisão e agora chega aos cinemas com direção de Daniel Filho. Adaptado para a época atual, mas ainda com quatro irmãs e um pai amoroso, o filme mostra agora, em 2013, as confissões e confusões de irmãs adolescentes que vivem os amores, dúvidas, decisões e aventuras de sua geração. O difícil rito de passagem dos 13 aos 19 anos.
Sem Super Homem no Brasil
Depois de Brad Pitt, foi a vez do astro Henry Cavill cancelar a vinda ao Brasil para o lançamento de seu filme O Homem de Aço. Segundo comunicado da Warner o cancelamento foi "em respeito aos atuais acontecimentos no Brasil". Uma pena, afinal, é nesse momento que mais precisamos de um Super Homem... De qualquer maneira, o filme, que tem estreia confirmada para dia 12 de julho, começa este fim de semana a apresentar sessões especiais de pré-estreia para os fãs mais ansiosos (fonte).
Guerra Mundial Z de Marc Forster. Filme sobre uma epidemia não-identificada que assombra o mundo, aos poucos, eles vão descobrindo tratar-se de zumbis e, em meio ao caos, o personagem de Brad Pitt tenta encontrar uma solução para tudo aquilo.
Finalmente estreia no Brasil o filme Tabu de Miguel Gomes. Na trama, três senhoras, uma idosa temperamental, uma empregada cabo-verdiana e uma vizinha dedicada a causas sociais partilham o mesmo andar em um prédio em Lisboa. Quando a primeira morre, as outras duas passam a conhecer um episódio do seu passado.
Todo Mundo em Pânico 5 de Malcolm D. Lee. Quinta parte da série de paródias que brinca com filmes de terror.
Tem ainda, Augustine de Alice Winocour; Crazy Horse de Frederick Wiseman; Cru de Jimi Figueiredo; A Espuma dos Dias de Michel Gondry; O Futuro de Miranda July.
Festival Internacional de Cinema Feminino 2013
O Festival Internacional de Cinema Feminino (Femina), evento inteiramente dedicado a filmes com temática feminina ou dirigidos por mulheres, divulgou a programação da sua 10ª edição, que será realizada entre os dias 16 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. Neste ano, serão exibidos 114 filmes de curta, média e longa-metragem, de 30 países e o cinema brasileiro está representado no festival por 42 produções realizadas em diversos estados do país.
Entre os indicados estão o premiado curta "O duplo", de Juliana Rojas; o documentário "Margaret Mee e a flor da Lua", de Malu de Martino, que estreou nos cinemas em abril; o curta "Menino peixe", de Eva Randolph; o documentário "Quando a casa é a rua" e de Thereza Jessouron, sobre o drama da vida nas ruas. Para a Mostra Competitiva Internacional foram selecionados 15 de 12 nacionalidades, todos inéditos no Brasil, que disputarão os mesmos prêmios (Grande Prêmio Femina Internacional; Prêmio Especial do Júri Internacional; Melhor Direção Internacional; Melhor Destaque Feminino Internacional).
O Femina acontece Femina entre os dias 16 e 28 de julho, nos cinemas 1 e 2 da CAIXA Cultural RJ - Avenida Almirante Barroso, 25 - Centro - Rio de Janeiro. Confira a programação completa no site.