
Baseado no livro de Fannie Flagg, que também assina o roteiro, a trama é bem direta apesar de apresentar suas sutilezas e acredito que a chave disso esteja na simpática Ninny Threadgoode, personagem de Jessica Tandy. Em determinado momento do filme, Evelyn Couch, personagem de Kathy Bates, diz que Ninny deu a ela um sentido de vida. E é interessante perceber como o filme vai nos envolvendo tal qual Ninny envolve Evelyn.

Ninny Threadgoode, além de muito simpática, é uma excelente contadora de histórias. Ela vai nos dando pílulas dos acontecimentos, nos fazendo ficar curiosos. Uma das primeiras coisas que fala é sobre a prisão de Idgie e uma caminhonete que sai do lago. O desenrolar dessa história vai demorar alguns encontros e vamos ouvindo aquilo com uma curiosidade crescente. A história de Ruth e Idgie é mesmo interessante. O amor incondicional das duas, mesmo sem conotação sexual, é muito claro. E é interessante perceber que a relação de ambas nasceu do amor por um mesmo homem, morto de uma maneira tão trágica e tola.
O mais interessante de Tomates Verdes Fritos é a forma como a vida de Ruth e Idgie vai criando um paralelo com o presente e a transformação que Ninny vai fazendo na vida de Evelyn. Ela que era uma mulher infeliz, insatisfeita com seu casamento, frequentando inclusive um grupo de ajuda, começa a se valorizar mais. Antes, Evelyn fazia de tudo para agradar o marido, que sempre chegava em casa, pegava seu prato, sua cerveja e ia para a frente da televisão. Com a convivência com Ninny e sua história, Evelyn começa a se valorizar mais e ter a coragem de enfrentar o marido, impondo as suas vontades.

Pode não ser uma obra-prima, nem daqueles filmes que são sempre lembrados. Concorreu a alguns prêmios, não levou nenhum. Mas, ainda assim, Tomates Verdes Fritos é daquelas histórias que nos emocionam. Por sua simplicidade e honestidade, ou até pelo inusitado como o famoso prato servido na lanchonete de Ruth e Idgie, o tal tomate verde frito que dá vontade de experimentar depois da sessão.
Tomates Verdes Fritos (Fried Green Tomatoes, 1991 / EUA)
Direção: Jon Avnet
Roteiro: Fannie Flagg
Com: Kathy Bates, Mary Stuart Masterson, Mary-Louise Parker e Jessica Tandy
Duração: 130 min.