
A trama, como disse, é boba. Uma estrela do rock é sequestrada em pleno palco por uma gangue conhecida como os Bombardeiros e liderada por Corvo Shaddock. Corvo, interpretado por ninguém menos que Willem Dafoe, quer se divertir com a garota. Mas, Ellen Aim (Diane Lane) tem um namorado empresário e um ex-namorado barra pesada que não vão deixar a moça nas mãos dos bandidos por muito tempo. O empresário é interpretado por Rick Moranis, sempre com cara de nerd atrapalhado. Já o bad boy heroico é Michael Paré, uma escolha curiosa, já que não é bonito, nem bom ator. Junto com os dois, ainda temos Amy Madigan interpretando uma ex-soldado do exército em busca de trabalho.

A sequência do resgate da moça também tem momentos de boa construção de tensão. O clima da invasão, a forma como Tom Cody (Michael Paré) e McCoy (Amy Madigan) trabalham em conjunto enganando a gangue é bem feita e plausível. A perseguição com o tiroteio e o incêndio provocado também são bem feitos e empolga o público que acredita naquela disputa de gangues. Mesmo com a tola interferência da polícia no final.


Ruas de Fogo tem ainda uma estética datada, principalmente pelos efeitos de passagem e jogo de luz e fumaça nas cenas musicais. Assim como o figurino e cenários bastantes extravagantes, que hoje podem parecer over. Mas, era a estética da época. Funciona, então, como registro ainda hoje, mesmo que datado. A montagem é ágil e segue o ritmo musical de todo o filme. Por isso, agradou tanto os jovens da época. É uma espécie de símbolo da juventude sem ideologia, pós-revoluções e guerras.
Um símbolo de uma geração, uma trilha sonora impactante e até hoje inesquecível, um filme diversão. Assim é Ruas de Fogo, daquelas obras que não deve-se analisar muito, para não estragar a aura de marco de uma época. Porque, no final, é mesmo um filme bobo, mas com uma roupagem tão envolvente que se torna inesquecível.
Ruas de Fogo (Streets of Fire, 1984 / EUA)
Direção: Walter Hill
Roteiro: Walter Hill, Larry Gross
Com: Michael Paré, Diane Lane, Rick Moranis, Willem Dafoe, Amy Madigan
Duração: 93 min.