
Diretor, produtor e roteirista, Mikio Naruse realizou cerca de 90 filmes no período entre 1930 e 1967. É conhecido por retratar os problemas sociais de sua época, os dramas das relações interfamiliares e o choque entre o Japão moderno e antigo, geralmente com ênfase em protagonistas femininas. Segundo Akira Kurosawa, que foi seu contemporâneo, o estilo de Naruse era “como um grande rio, de superfície calma, mas com uma correnteza feroz no fundo.”

O Tempo e O Vento
Essa semana saiu o primeiro trailer do filme O Tempo e O Vento, baseado na obra de Érico Veríssimo. Os já conhecidos personagens Ana Terra, Capitão Rodrigo, Bibiana, entre outros ganham novos rostos após a minissérie da Rede Globo. A direção será de Jayme Monjardim, o que confesso me deixar um pouco preocupada, já que o diretor de cenas poéticas ao pôr-do-sol em telenovelas, no cinema não conseguiu fugir de alguns vícios incômodos. Mas, eu realmente torço para que venha algo melhor que Olga, até porque as cenas iniciais parecem bem trabalhadas, a começar pela presença de Fernanda Montenegro, demonstrando que o filme (ao contrário da série) irá focar boa parte da trama no capítulo de O Sobrado, quando Bibiana já idosa relembra os acontecimentos de sua família. Para quem nunca leu a obra, o livro O Continente, que é apenas um dos três que compõe O Tempo e O Vento, traz sete capítulos: A Fonte, Ana Terra, Um Certo Capitão Rodrigo, A Teiniaguá, A Guerra, Ismália Caré e O Sobrado. Durante uma época, alguns dos capítulos foram lançados também como livros individuais, principalmente Ana Terra e Um Certo Capitão Rodrigo, que até hoje são as histórias e personagens mais conhecidos. No filme, Ana Terra será interpretada por Cleo Pires, que repete o papel da mãe, Glória Pires, na minissérie. Já o Capitão Rodrigo será interpretado por Thiago Lacerda.
Wagner Moura na direção

Batman vs. Superman
Desde o anúncio da Warner sobre o filme reunindo seus dois maiores heróis, uma pergunta ficou no ar: quem fará o Batman? Agora, surgem as primeiras notícias da negociação com Christian Bale que já tinha declarado não mais retornar ao personagem. Segundo o site AdoroCinema, os produtores teriam oferecido US$ 60 milhões para o ator aceitar o papel. Porém, o próprio site ressalta que a notícia vem do tabloide britânico The Sun, que não é muito confiável e isso tudo pode ser apenas mais um boato. Seja como for, a Warner ainda não se manifestou em relação ao elenco final do filme, ainda que o ator Henry Cavill continue como o Superman e Amy Adams como Lois Lane.
Amor Bandido
Exibido e aclamado no Festival de Cannes, Amor Bandido tem previsão de estreia no dia 30 de agosto. Dirigido por Jeff Nichols conta a aventura de dois garotos, Ellis e seu amigo Neckbone, que encontram um homem chamado Mud escondido numa ilha no Mississippi. Mud conta histórias fantásticas – ele matou um homem e caçadores de recompensa vingativos estão atrás dele. Ele diz que planeja encontrar o amor de sua vida e fugir com ela, Juniper, que está esperando por ele na cidade. Céticos, porém intrigados, Ellis e Neckbone concordam em ajudá-lo. Não demora muito para as previsões de Mud se tornarem realidade e a pequena cidade ver uma bela garota e uma fila de caçadores de recompensa a postos.
Outra estreia esperada pelos fãs da saga é Percy Jackson e o Mar dos Monstros, segunda aventura do semi-deus filho de Poseidon. Agora, o garoto precisa enfrentar os mares para encontrar o mítico Velocino de Ouro, única change de salvar o seu acampamento. No elenco, Logan Lerman, Alexandra Daddario, Brandon T. Jackson, Jake Abel. Uma aventura adolescente, mas bem realizada.

Tem também a estreia de Gente Grande 2 dirigido por Dennis Dugan. Nova comédia de Adam Sandler, que continua com a premissa do encontro de amigos de infância, anos depois.
Ainda essa semana chega aos cinemas Por que você partiu?, documentário de de Eric Belhassen sobre os percursos de cinco chefes de gastronomia que moram no Brasil. Por meio de suas histórias familiares, o filme investiga as razões que os levaram a deixar suas terras natais. E a ficção, Os sabores do Palácio de Christian Vincent, sobre o famoso chefe de cozinha Hortense Laborie que é convidado para ser o chefe dos cozinheiros do presidente da república. Porém, nos corredores do poder existem muitos obstáculos.
Para completar, tem o retorno de Jurassic Park, agora em versão 3D. O filme de Steven Spielberg é mais um blockbuster que passa pela conversão como desculpa para retornar aos cinemas. Tem dado boas bilheterias lá fora, também, é um clássico do gênero e se for mesmo bem convertido, deve ser interessante ver os dinossauros em três dimensões.

Um dos mais tradicionais Festivais de curta-metragens alternativo está com inscrições abertas. O Festival de 5 Minutos realizado pela Dimas junto à Fundação Cultural da Bahia, tem como característica principal a exigência do tempo. Junto com os créditos, não pode passar de cinco minutos. Apesar de ser feito na Bahia, as inscrições são abertas para todo o país e em suas quinze edições, a participação sempre foi bem variada. Para esse ano são 32 mil reais em prêmios. Em formato expandido, o evento incorpora novas ações de difusão audiovisual com foco na transversalidade das linguagens, além de deslocar o eixo tradicional da capital para o interior; Festival começa na cidade de Paulo Afonso e, entre outubro e novembro, passa por Vitória da Conquista e Cachoeira antes de chegar a Salvador.
Para maiores informações, visitem o site da Dimas. Mas, não perca tempo que as incrições são até 23 de setembro.