Foi mesmo uma edição plural e não daquelas em que um único filme saiu com 5, 6 Candangos, como foi, por exemplo, o baiano Eu me Lembro na edição de 2005 que levou 6 troféus para casa. Por falar, em baiano, o filme Depois da Chuva, da dupla Cláudio Marques e Marília Hughes levou três troféus na edição de 2013: melhor roteiro, melhor trilha sonora e melhor ator para Pedro Maia, a boa surpresa da noite, já que o ator tem apenas 17 anos, está em seu primeiro papel cinematográfico. Agora é esperar que o filme, que narra a história de um garoto no início dos anos 80, tendo como pano de fundo a reabertura política, estreie por aqui para que possamos conferir.
O Tempo e o Vento (Brasil, 2013)
Direção: Jayme Monjardim
Baseado na obra de Érico Veríssimo, conta a história da família Terra Cambará durante dois séculos. Em seu segundo filme, Jayme Monjardim tenta costurar esta extensa trama em duas horas e acaba não conseguindo apresentar bem os seus personagens e conflitos. Tudo fica muito restrito ao amor de Bibiana e o Capitão Rodrigo, que tem na figura de Fernanda Montenegro, a Bibiana no fim da vida, o fio condutor da narrativa. A atriz está bem, como sempre, mas o texto acaba sendo falho e cansativo. Uma pena, já que é uma bela obra com diversas possibilidades de exploração. Ainda no elenco Thiago Lacerda, Marjorie Estiano, Cléo Pires.
R.I.P.D. - Agentes do Além (EUA, 2013)
Direção: Robert Schwentke
Não há melhor definição para este filme do que o fato de ser uma mistura de M.I.B. (Homens de Preto) e Ghost (Do outro lado da vida). Na trama o policial vivido por Ryan Reynolds morre em combate e tem que se adaptar à nova função em uma companhia estranha que se ocupa em prender ou eliminar mortos que continuam vivendo na Terra, trazendo problemas para os vivos e para a paz no planeta. Paralelo a isso, ele se preocupa em proteger sua esposa do seu ex-melhor amigo, que na realidade foi o seu assassino, e que agora cerca a viúva para tentar descobrir onde ele escondeu uma determinada quantidade de ouro. O filme tenta, mas não consegue ser uma aventura competente e divertida como a franquia, M.I.B., nem uma comédia romântica envolvente como Ghost, ficando sempre no meio do caminho. Ainda no elenco, Jeff Bridges, Mary-Louise Parker e Kevin Bacon.
Família do Bagulho (EUA, 2013)
Direção: Rawson Marshall Thurber
Daqueles filme inofensivos que diverte sem maiores pretensões ou problemas, Família do bagulho traz a história de um traficante de maconha precisa forjar uma família falsa para fechar um grande negócio. Para isso ele pega uma strepper e duas crianças problemáticas que geram várias confusões. No elenco: Jennifer Aniston, Emma Roberts, Jason Sudeikis e Thomas Lennon.
Preenchendo o Vazio (Israel, 2012)
Direção: Rama Burshtein
Shira, uma jovem de 18 anos que vive em TelAviv numa família hassídica, está prestes a se casar. Entretanto com a morte de sua irmã mais velha por complicações no parto e a possibilidade do viúvo levar a criança para longe, a família decide cancelar seu casamento e arranjar um matrimonio entre ela e o cunhado.
Ainda esta semana, estreiam apenas em praças restritas Uma primavera com minha mãe de Stéphane Brizé. A última estação de Marcio Cury (Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília). Jardim atlântico – Um musical brasileiro de Jura Capela (Rio de Janeiro). Dores de amores de Raphael Vieira (São Paulo). Carreras de Salete Machado (São Paulo e Rio de Janeiro)