Até ontem tínhamos em cartaz Flores Raras, Cine Holliúdy, Se Puder... Dirija!, O Concurso, O Renascimento do Parto e Cuíca de Santo Amaro - O Poeta Mais Temido da Bahia. Sem entrar no mérito de qualidade, a quantidade não deixa de chamar a atenção. Estamos, de fato, com uma produção cinematográfica de peso. E hoje, entram em cartaz outros seis títulos, dois deles com distribuição em todo país, Casa da Mãe Joana 2 e A Coleção Invisível, destaque para esse segundo, que traz um filme com formato diferente da maioria que está em cartaz. E tem ainda, Hijab – Mulheres de Véu de Paulo Halm e Espia só de Saturnino Rocha em São Paulo. No lugar errado de Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Giogenes e Ricardo Pretti e Esse amor que nos consome de Allan Ribeiro, no Rio de Janeiro.
Ou seja, independente de gosto e gênero, o cinema brasileiro está mais vivo do que nunca. Isso é motivo para comemorar. Ainda que tenha muito chão pela frente. Vamos torcer para que além da quantidade, a gente consiga ter diversidade e qualidade nos filmes que vêm sendo distribuídos por todo o país.
Casa da Mãe Joana 2 [Brasil, 2013]
Direção: Hugo Carvana
Depois de seguirem caminhos diferentes, os amigos Juca, PR e Montanha voltam a se reunir na mansão onde agora vive Montanha. O personagem de Antônio Pedro ficou rico vendendo o seu livro, mas está com problemas de saúde. Enquanto isso, duas irmãs brigando pela herança da mãe estão à caça de PR. O filme é mais uma daquelas comédias pastelão com o selo Globo Filmes. Sem muita novidade, ou mesmo qualidade. Ainda que algumas trapalhadas nos façam rir. No elenco, nomes como José Wilker, Paulo Betti, Betty Faria, Leona Cavalli, Xuxa Lopes e Fabiana Karla.
A Coleção Invisível [Brasil, 2012]
Direção: Bernard Attal
Baseado no contro de Stefan Zweig, A Coleção Invisível, primeiro longametragem de Bernard Attal conta a história de um jovem que busca uma coleção rara no interior do Estado da Bahia. Porém, lá se depara com uma realidade dura, após a crise do Cacau, onde fortunas foram destruídas com a praga da vassoura de bruxa. O filme constrói a história de uma maneira bastante sensível, sem cair no clichê, ainda que tenha alguns elementos dele. Um filme reflexivo e tocante, principalmente, pela virada final. No elenco, Walmor Chagas em seu último papel antes do falecimento. Além de Vladimir Brichta, Clarisse Abujamra e Ludmila Rosa.
Jobs [EUA, 2013]
Direção: Joshua Michael Stern
Finalmente entra em cartaz a cinebiografia do criador da Apple. E o filme é exatamente isso, uma curiosidade sobre esse homem que foi além do conhecido e criou o "impossível" como defende o cartaz da obra. Steve Jobs é mesmo um caso fascinante de uma visão além do conforto. Ele não queria seguir o padrão, ele queria criar necessidades. Antes do iPod quem tinha a necessidade de carregar milhares de músicas no bolso, por exemplo? E por isso, Jobs se torna um filme interessante. Ainda que falte alma e tenha alguns recursos irritantes como os diversos clipes no início para agilizar a passagem de tempo. No elenco, destaque para Ashton Kutcher que realmente encarna o protagonista até na forma de andar.
O Ataque [EUA, 2013]
Direção: Roland Emmerich
Mais uma aventura que envolve terrorismo, a Casa Branca e a vida do presidente dos Estados Unidos. Só que dessa vez com uma premissa interessante da tentativa de paz. O filme de Roland Emmerich é uma aventura bem feita, cheia de adrenalina e boas intenções, ainda que continue seguindo um padrão. Até mesmo os absurdos são levados com bom humor, como a participação de um guia neurótico pela Casa Branca e o que ela representa. No elenco, Channing Tatum é um agente que está tentando entrar para o serviço secreto, quando se vê no meio da missão de salvar o presidente.
A Filha do Meu Melhor Amigo [EUA, 2011]
Direção: Julian Farino
Finalmente, após adiar cinco vezes, estreia no Brasil A Filha do Meu Melhor Amigo. Já tem até crítica aqui no site, pois a cabine já foi há um tempo. Mas, realmente, não é dos filmes mais atrativos. Com diversos problemas de roteiro e até direção. O que chama a atenção é ver o "Dr. House" Hugh Laurie em um relacionamento com a atriz Leighton Meester. Ainda no elenco Adam Brody, Catherine Keener.
One Direction: This is us [EUA, 2013]
Direção: Morgan Spurlock
Para os fãs da boyband inglesa One Direction, uma boa oportunidade de ver os ídolos na telona em 3D.
Outras estreias
Hijab – Mulheres de véu de Paulo Halm. Em São Paulo: A religiosa de Guillaume Nicloux. Las acacias de Pablo Giorgelli. Espia só de Saturnino Rocha. No Rio de Janeiro: No lugar errado de Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Giogenes e Ricardo Pretti. Esse amor que nos consome de Allan Ribeiro.