
Porém, indo além desta primeira visão de filmes educativos, é possível perceber e ensinar com os mais diversos filmes. Pois filmes falam da vida, nos trazem exemplos, discutem temas diversos que podem nos fazer refletir e ir além do puro entretenimento. Tanto que David Gilmour contou sua experiência de educar o filho apenas com a obrigação diária de assistir a filmes diversos no livro O Clube do Filme.

O processo do filme em si já foi um bom exemplo do cinema como meio de educação. Manaíra Carneiro falou como foi a seleção para as oficinas e escolha dos temas de cada um dos cinco curtas que foram produzidos pela própria comunidade. E o quanto isso trouxe verdade para a tela. Pois, como ela mesma lembrou, pobreza não é defeito "o pior é a pessoa pobre de espírito". E o quanto essa experiência ajudou a ela e aos outros a perceber melhor seu lugar no mundo e o que queriam passar.
A pedagoga Levy reforçou que um traço importante desse projeto é falar de problemas das favelas, mas trazer um viés de esperança. O projeto traz os jovens em uma visão própria da sua realidade, demonstrando "o que eles queriam que fossem e como resolver os problemas que ali se encontram". E por ser feito por eles, cria-se uma identificação com o que se vê na tela.

O curta-metragem "Fonte de Renda" da própria Manaíra, foi o que mais levantou discussão, pela questão da causa e consequência do tráfico. A platéia chamou a atenção para o fato do garoto ser o melhor aluno da classe e por suas dificuldades financeiras serem tentadas pelo pedido dos colegas que querem drogas. "O desespero faz ir pelo caminho mais fácil", afirmou alguém. Mas, outro chamou a atenção pelo fato dele não ter reagido quando o padrasto lhe pune "Ele sabia que estava errado".

Diversos filmes são capazes de nos ensinar um pouco sobre atitudes diante da vida. Todos os dias, a cada filme que vemos, somos capazes de refletir e aguçar o nosso senso crítico. Por isso também que a cada crítica, tento despertar esse olhar nos leitores. Ampliando a discussão para além da tela. Aprendemos juntos, sempre. E isso, é graças também ao poder de assimilação do cinema. Então, nesse dia, temos também que homenagear este grande professor da vida.