
Pilar é uma senhora solitária que vive em Lisboa dedicada a causas sociais. Recebe estudantes estrangeiros em sua casa, ajuda os amigos e vizinhos, preocupa-se com as pessoas em geral. Sua atenção se volta para sua vizinha Aurora, uma senhora já com traços senis que vive com a empregada Santa, uma africana que desperta a desconfiança de sua senhora, que entre delírios e preconceitos acha que está sofrendo maus tratos. Porém, quando o destino de Aurora é traçado, Pilar e Santa ficam conhecendo o seu passado e o amor proibido com o italiano Ventura.
A construção narrativa busca uma leveza no trato do tema, mas insere uma dose de ironia que deixa à trama com um viés crítico desde a história do explorador português na savana africana. O tom do filme é irônico, com doses surreais que nos traz essa atmosfera onírica que também estão nas interpretações pouco naturalistas e na imagem em preto e branco. Tudo parece buscar um simbolismo a mais do que a simples trama de uma senhora e seu passado escondido.

Irônico também é sua empregada se chamar Santa e ela maldizer a moça o tempo todo chamando-a de "macumbeira". E o mais interessante é a forma dúbia com a qual Miguel Gomes nos apresenta a situação, mostrando ela comendo e vendo televisão, parecendo não ligar para a patroa e se recusando a dar o contato da filha para Pilar. Mas, ao mesmo tempo, parecendo ter um ar inocente e sempre pedindo ajuda da vizinha, quando sua senhora está em perigo real.


Tabu é um filme que os envolve e faz pensar. Parte de uma trama simples e até mesmo já bastante explorada do amor proibido, mas a reconstrói. Não apenas pela inversão narrativa, mas pelos detalhes que a compõe. Sua crítica e viés irônico também ajudam na apreciação e instiga as reflexões sobre o tema. Assim como o seu título que é justificado na trama pelo nome do morro próximo às fazendas. E que, na realidade, não existe.
Tabu (Tabu, 2012 / Portugal)
Direção: Miguel Gomes
Roteiro: Miguel Gomes, Mariana Ricardo
Com: Teresa Madruga, Laura Soveral, Ana Moreira, Carloto Cotta
Duração: 118 min.