
Lançado em 2001 nas ruas de Porto Alegre, ele é construído exclusivamente por moradores de ruas. Muitos eram analfabetos antes do projeto. Lá aprenderam a ler, escrever e se posicionar no mundo. Por ele, já passaram mais de 150 pessoas. 70 delas deixou inclusive de morar nas ruas. O jornal é uma fonte de renda e uma porta que se abre, com novas perspectivas para essas pessoas.
O diretor e roteirista Marcelo Andrighetti nos conta essa história através do web-documentário Boca de Rua – Vozes de Uma Gente Invisível que foi lançado no canal do Youtube do filme no dia 06 de novembro. Uma iniciativa instigante que dialoga com o material retratado.

O depoimentos dos participantes do jornal são unânimes na importância do projeto. Muitos falam da oportunidade de falar. Outros apontam que as notícias feitas por eles traz o outro lado. Há ainda os que se emocionam ao reforçar que aprenderam a ler ali. É a constatação de que eles estão não apenas sendo ouvidos, como participando da história do país.

"Enquanto você dormia, muita coisa acontecia", reforça um dos repórteres do jornal. E como acontecia. Com este documentário, pelo menos, agora o resto do Brasil já pode ter a oportunidade de conhecer e refletir sobre esse caso inspirador que saiu das ruas de Porto Alegre.
Veja filme completo:
Boca de Rua – Vozes de Uma Gente Invisível (Brasil, 2013)
Direção: Marcelo Andrighetti
Roteiro: Marcelo Andrighetti
Duração: 10min.