Porém, as pessoas gostam disso, e sempre fui cobrada por isso. Cansei de ouvir a pergunta: você que é crítica de cinema, o que tem de bom para assistir? Então, não estou mudando de opinião. O CinePipocaCult continua sendo um espaço de discussão cinematográfica acima de tudo, mas já que é uma demanda natural, estamos abrindo um dia da semana para isso.
Mantendo o bom humor, no entanto, entrego esta coluna ao nosso personagem cinéfilo: Thomas, o rato de cinema. Será ele quem dará as notas, resumindo um pouco as opiniões minha e de Ari Cabral, já que ambos criamos e mantemos as suas tirinhas semanais. Vamos ver se isso dá certo.
Sobrenatural: Capítulo 2 (EUA / 2013)
Direção: James Wan
A estreia da Semana é o segundo capítulo do filme Sobrenatural. Buscando responder e aprofundar os mistérios que envolviam o filme de 2011, o segundo filme consegue trazer um pouco mais de coerência ao drama da família Lambert. Mas, está longe de ser tão bem construído quando o outro filme de terror que o diretor James Wan lançou esse ano: Invocação do Mal. Um bom filme, de qualquer maneira, e tal qual Atividade Paranormal, faz a gente gostar um pouco mais do primeiro capítulo.
E para não se resumir à estreia da semana, estaremos sempre selecionando o que de melhor pode ser encontrado nos cinemas atualmente. Assim, se você ainda não viu, pode ter uma nova chance para conferir. Algumas semanas, claro, as dicas podem se repetir.
Tatuagem (Brasil / 2013)
Direção: Hilton Lacerda
A estreia de Hilton Lacerda na direção continua em cartaz e é uma boa oportunidade de assistir a uma história sensível e diferente sobre o período da ditadura. Entre a rebeldia do grupo teatral Chão de Estrelas e disciplina do quartel, temos uma espécie de Hair tupiniquim, mas que não se resume a isso, recriando e repensando valores e tabus. Destaque para a atuação de Irandhir Santos.
Jogos Vorazes: Em Chamas (EUA / 2013)
Direção: Francis Lawrence
A série adolescente mais consistente desde Harry Potter, o segundo capítulo de Jogos Vorazes consegue expor melhor a sua questão política. A trama envolve e empolga mesmo a adultos que podem construir metáforas com momentos históricos e filosofias. Um filme realmente envolvente.
Capitão Phillips (EUA / 2013)
Direção: Paul Greengrass
A trama real do capitão de um navio cargueiro que foi sequestrado em mares somalianos chama a atenção principalmente por não mostrar apenas a visão americana. Ao humanizar os sequestradores, o filme ganham em drama e torna-se mais interessante em seu contexto. Destaque para a interpretação de Tom Hanks.
Blue Jasmine (EUA / 2013)
Direção: Woody Allen
O diretor mantem a sua média assustadora de um filme por ano, e consegue se redimir do irregular Para Roma com Amor. Blue Jasmine fala da crise econômica com uma habilidade única e um humor irônico que só Woody Allen poderia nos proporcionar. Destaque para a interpretação de Cate Blanchett.
Classificação: 1 - Péssimo, 2 - Regular, 3 - Bom, 4 - Muito Bom, 5 - Excelente.