
Daniel Filho, que também era o diretor da série, consegue manter um clima ameno, que levanta as questões da adolescência com leveza. Temos o primeiro beijo, a perda da virgindade, as descobertas amorosas, os preconceitos e medos em geral da idade. E claro, o crescimento. Tudo é feito com seriedade, sem julgamentos e com um bom ritmo. Mesmo quando vemos alguns deslizes forçados, a exemplo de um certo chiclete.

Em compensação, o filme presta uma espécie de homenagem às atrizes originais, colocando-as em participações especiais ligadas de alguma maneira às suas antigas personagens. Deborah Secco faz a mãe de um garoto que irá se relacionar com Carina. Georgiana Góes faz a professora de educação física de Bianca, Daniele Valente faz a mãe do namorado de Alice e Maria Mariana faz a advogada que entrevista Tina para uma vaga de emprego.

Talvez por isso, a personagem de Bianca tenha que ir para o banheiro falar no celular. E talvez também por isso, seja lá que ela acabe conquistando uma amizade mais verdadeira do que as de aparência com as quais convive. É a visão atual da juventude em um mundo politicamente correto, que fiscaliza os bullyings, mas que no fundo está cada vez mais superficial e até hipócrita.

Mas, ainda que busque verdade, o filme traz também momentos superficiais e falsos, como o já citado chiclete, ou algumas festas exageradas. Isso sem falar na cena da roda de violão, onde a música não parece nem um pouco inserida na cena, causando estranheza. Porém, o que soa mais estranho mesmo é a crise financeira da família que dá costura ao filme, tratada de uma maneira tão superficial que não convence.
De qualquer maneira, Confissões de Adolescente consegue cumprir o seu objetivo de ser uma trama leve e envolvente sobre essa fase tão complexa da vida. É um filme para adolescentes, buscando dialogar com suas questões e atualizando para as novas gerações. Mas, aos que viram a série, fica a sensação de memória afetiva.
Confissões de adolescente (Confissões de adolescente, 2014 / Brasil)
Direção: Daniel Filho
Roteiro: Sylvio Gonçalves e Matheus Souza
Com: Anna Rita Cerqueira, Sophia Abraão, Cássio Gabus Mendes, Deborah Secco, Georgiana Góes, Maria Mariana e Daniele Valente
Duração: 100 min.