
Aproveitando o lançamento da primeira parte de Ninfomaníaca, resgato aqui uma das cenas mais belas e perturbadoras da filmografia de Lars Von Trier até o momento. Falo do prólogo do filme Anticristo que mostra o casal interpretado por Willem Dafoe e Charlotte Gainsbourg fazendo sexo enquanto o filhinho sai do berço em direção à morte iniciando a trama de sofrimento, culpa e tentativa de resgate dos dois.
Começo analisando esta cena pela escolha da música Lascia ch'io pianga de George Friedrich Händel. O lamento é originalmente de sua primeira Ópera Almira, mas foi reaproveitada na Ópera Rinaldo trazendo ainda mais sentido para a cena e para o filme. Na ópera, ela é cantada por Almirena, a jovem cristã amada do protagonista Rinaldo que é sequestrada pela bruxa Armida na tentativa de ajudar o rei sarraceno a vencer o exército cristão.

Colocar esta música como pano de fundo para uma cena de sexo entre um casal, enquanto o filho deles caminha para a morte é incrivelmente simbólico. Está tudo ali, o sofrimento e martírio daqueles pais durante todo o filme que se segue, a prisão que a religião nos deixa, com a ideia de pecado e condenação do prazer. A saga de defesa desta fé que as Cruzadas narradas na Ópera representam e que se reflete um pouco na trajetória do casal no "jardim do Éden".

Quanto voltamos para o casal, o segundo plano já é de sexo explícito, com close na penetração, deixando claro que não estamos vendo uma cena deles "fazendo amor", mas sexo mesmo. Este é o ponto, como se Lars Von Trier quisesse sacudir o seu espectador da cadeira e alertá-lo para a proposta do filme.

Vemos, então, o bebê brincando com o ursinho, ainda em seu berço. Aos poucos ele vai se levantando e dando pistas do que quer fazer, como quando coloca o ursinho para "ver" pela janela. Em paralelo, os pais continuam no sexo, mas vemos apenas detalhes de objetos, como uma garrafa caindo e derramando seu líquido que pode ser interpretado como uma metáfora do prazer sexual.

A questão é que nesse paralelo que se segue, Lars Von Trier brinca com a nossa angústia. Ficamos vendo, lembre-se em câmera lenta, o menino subindo da mesa e se aproximando da janela, ao mesmo tempo em que os pais alheios continuam em sua relação prazerosa. O efeito causado é mesmo de angústia, vontade de gritar, alertar, salvar o menino. O plongée mostrando a altura da janela nos deixa a certeza de que a queda é a morte, aumentando o desespero.

Quem quiser ver a cena completa, busquem o filme. Ele é inadequada para menores de 18 anos e contém uma cena de sexo explícito.