Eu, mamãe e os meninos (França/Bélgica, 2013)
Direção: Guillaume Gallienne
De tanto ser tratado pela mãe como menina, Guillaume acaba acreditando que é uma mulher. A comédia, baseada em uma peça, brinca com essa situação, trazendo momentos diversos de sua vida até a surpreendente resolução.
Thomas: Bacana. Um assunto sério construído de forma divertida. Gostei da forma como Guillaume se apresenta e vai contando a história.
Jogada de Rei (EUA, 2013)
Direção: Jake Goldberger
A história de superação de Eugene Brown, ex-presidiário que criou um clube de xadrez para jovens problemáticos.
Thomas: Não é que Cuba Gooding Jr. convence como o Eugene Brown? É aquela típica boa Sessão da Tarde, sem grandes novidades, mas bem feito, com uma mensagem bacana. Eu curti.
A Grande Vitória (Brasil, 2014)
Direção: Stefano Capuzzi Lapietra
Baseado na história de Max Trombini, nos mostra a trajetória de superação de um garoto abandonado pelo pai na infância que encontrou no judô um caminho para superar as dificuldades que a vida lhe impôs.
Thomas: A intenção é boa, e o menino Caio Castro nem é o problema, está até bem no papel principal. Mas, o roteiro do filme é confuso e piegas, muita coisa não faz sentido. Tudo tem um ar meio amador. E Sabrina Sato, ô dó, é bonitinha, mas...
Outras estreias:
Mulheres ao ataque (EUA, 2014), de Nick Cassavetes
O Passado (França/Itália, 2013), de Asghar Farhadi
Entre Vales (Brasil, 2012), de Philippe Barcinski
Capitão América 2 – O Soldado Invernal(EUA, 2014)
Direção: Anthony Russo e Joe Russo
Dois anos após os acontecimentos em Nova York (Os Vingadores), Steve Rogers continua dedicado a seu trabalho na S.H.I.E.L.D., mas começa a questionar algumas decisões de Nick Fury e ainda tenta se adaptar ao novo tempo em que acordou. Junto com Natasha Romanoff (a viúva negra), ele vai enfrentar uma ameaça obscura, personificada na figura do Soldado Invernal.
Thomas: Já estava perdendo as esperanças com a Marvel, mas esse Capitão América é mesmo muito bom. Um dos melhores que os estúdios já fez. Bom roteiro, bem amarrado com os personagens e o universo, bons efeitos, ação e envolvimento. A gente até desculpa aquela bandeira ambulante dos Estados Unidos. Quero rever enquanto aguardo Os Vingadores.
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (Brasil, 2014)
Direção: Daniel Ribeiro
Baseado no curta-metragem do mesmo diretor, narra a história de um garoto que é deficiente visual e tem sua vida mudada com a chegada de um novo colega de sala, Gabriel. Em uma construção sensível e sem rótulos, vemos o amadurecimento de um adolescente e suas descobertas sexuais, sonhos e futuro.
Thomas: Bonito. Gostei da forma como vamos acompanhando a vida de Leonardo, entendo suas vontades, seus sonhos, suas amizades e inimizades. Um adolescente como outro qualquer, mas que tem uma história especial.
Pau Brasil (Brasil, 2009)
Direção: Fernando Belens
Em um vilarejo esquecido pelo tempo, duas famílias opostas vivem em casas defronte uma da outra. E a intolerância, hipocrisia e preconceito reinam no local.
Thomas: Difícil, mas também bonito. Parte técnica impressionante e ótimas atuações. Só achei meio esquisito aquela mulher filosofando na árvore.
Classificação: 1 - Péssimo, 2 - Regular, 3 - Bom, 4 - Muito Bom, 5 - Excelente.