
Baseado em uma história real, relatada em um livro de mesmo nome que se tornou best-seller mundial, O Céu é de Verdade narra a história do garotinho Colton Burpo, filho de um pastor evangélico, que após uma cirurgia de urgência diz ter visitado o céu e conhecido Jesus Cristo. Os pais e frequentadores da igreja duvidam dos relatos, mas o pastor começa a questionar sua fé e a buscar entender melhor tudo aquilo, sendo também questionado por sua comunidade.

O roteiro nos faz nos importar com aquela família, e quando o drama acontece, já estamos junto a eles, torcendo juntos. A cena em que todos oram pela vida do garoto é construída de uma maneira emocionante, ainda que a trilha sonora exagere na dose. E quando o dilema se instala, mesmo os que não creem podem se sentir confusos. Afinal, o garotinho diz tudo com uma segurança tão forte. E afinal, eles não são religiosos? Qual o absurdo de tudo aquilo?

Dito isso, temos os dois pontos fortes do filme. O roteiro que pega uma história real e construída para ser mais um livro de auto-ajuda, em algo palpável que gera empatia, envolvimento e reflexões. O outro ponto está no elenco. Greg Kinnear convence como o pastor, não apenas na sua entrega à igreja e à comunidade, como no sofrimento da possível perda do filho e posterior dúvida. Mas, o destaque é mesmo o pequeno Connor Corum que nos apresenta um Colton impressionante. Primeiro, como um garotinho ingênuo e fofo. Após a experiência, é impressionante a sua segurança e naturalidade em falar sobre Jesus, anjos e pessoas que já se foram.

De qualquer maneira, O Céu é de Verdade tem o seu público bastante focado. Ele quer falar com os religiosos, com aqueles que já se convenceram ao ler o livro, ou já acreditavam na veracidade deste céu ou destas possibilidades. Por isso, o público pode se envolver sem tantos questionamentos. Em termos de cinema, há diversas questões que o comprometem, mas ele cumpre seu principal objetivo. Então, não podemos dizer que seja um filme ruim.
O Céu é de Verdade (Heaven Is for Real, 2014 / EUA)
Direção: Randall Wallace
Roteiro: Chris Parker e Randall Wallace
Com: Greg Kinnear, Kelly Reilly, Thomas Haden Church
Duração: 99 min.