
Dito assim, Ela Volta na Quinta nos parece um filme de ficção como outro qualquer, mas há particularidades na obra, a começar pelos atores. Toda a família é real, ainda que a trama não seja. O diretor utiliza seu pai, sua mãe, seu irmão e a si mesmo como atores em um palco que mistura ficção e realidade em um timming bem documental. Em determinada cena, por exemplo, passamos um bom tempo vendo os dois irmãos em frente ao computador assistindo e se divertindo com vídeos virais a exemplo do "grito da ovelha", que na verdade é uma cabra...

O que Ela Volta na Quinta nos mostra é uma rotina familiar em seus diversos aspectos. Um retrato de uma classe média baixa, com seus problemas de dinheiro, locomoção e busca por realizações profissionais e emocionais. Há crítica social, mas há também uma exposição honesta de um mundo próprio. Quando a mãe vira para André e diz que a família ira apoiar suas escolhas, contando o exemplo do avô traz uma carga emocional e um recado incrível para a trajetória do próprio cineasta. "Acredite em seus sonhos".

Para construir uma linguagem mais contemplativa, quase de não interferência na cena, o diretor faz escolhas próximas do documentário. Temos câmeras fixas, sem movimentos e com planos longos que nos dão a sensação de estar ali, na casa, assistindo ou participando da rotina. As cenas no quarto do casal principal ainda possuem um elemento a mais que é a luz. A principal discussão da relação é realizada com a luz apagada e a tela totalmente preta. Ficamos apenas ouvindo suas vozes, já deitados prontos para dormir.
Ela Volta na Quinta é um filme bastante pessoal, que condiz com o estilo criado por André Novais em seus curta-metragens. Um retrato do cotidiano, sem muitas alegorias e investimento. É o simples, o pessoal, o verdadeiro, ainda que uma verdade em prol da ficção.
Filme visto no 47º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
Ela Volta na Quinta (2014 / Brasil)
Direção: André Novais
Roteiro: André Novais
Com: Maria José Novais Oliveira, Norberto Novais Oliveira, André Novais Oliveira, Renato Novais Oliveira, Élida Silpe, Carla Patrícia
Duração: 118 min.