
My Name is Now, Elza Soares é mais do que um documentário, é uma experimentação estética que busca compreender esse fenômeno através de imagens e de um depoimento forte direto para a câmera. Uma atuação, sim, mas quando ela não esteve atuando em vida?

É bonito, é forte, é emocionante. Porém, parece carecer de conteúdo. Tudo fica muito solto e aquém do que é aquela mulher. Da forma como a diretora e roteirista construiu suas escolhas parece que não há fôlego para um longa. Tanto que a obra tem apenas 70 minutos e a sensação é de que foi muito.

De qualquer maneira, My Name is Now, Elza Soares não é um filme ruim. Simplesmente porque tem Elza Soares e sua voz em diversos clipes belos que nos envolvem e satisfazem os fãs. Mesmo a citada cena do Maracanã é bonita de se ver, a cantora passa emoção em tudo que canta e isso, no final, é o que importa.
Além disso, há força em sua fala. Sua história de vida foi extremamente sofrida. E Elza não tem pudores para falar mesmo dos momentos mais difíceis. Não deixa de ser instigante, ainda mais com as metáforas das imagens construídas a cada fala.
My Name is Now, Elza Soares é um documentário especial para uma pessoa especial. Tem a cara de Elza Soares, sem se prender a passado ou futuro, vivendo o presente de maneira intensa.
My Name is Now, Elza Soares (2014 / Brasil)
Direção: Elizabete Martins Campos
Roteiro: Elizabete Martins Campos
Com: Elza Soares
Duração: 70 min.