
O tradicional formato de depoimentos com imagens e fotos de arquivo é transcendido aqui em diversos aspectos, ainda que os tenha. A começar por um roteiro bem planejado que vai nos guiando de maneira extremamente harmônica por toda a carreira de Cássia, resgatando desde suas primeiras apresentações em teatros até se tornar conhecida por todo o país. Fotos, vídeos e depoimentos vão, então, contando a história junto com as músicas que entram também em momentos estratégicos como "All Star" no depoimento de Nando Reis sobre a relação dos dois ou "1° de Julho" no nascimento de Chicão.

Fora isso, Paulo Henrique Fontenelle se utiliza de algumas cartas de Cássia Eller para pontuar momentos chaves, principalmente o início e o final do filme fechando um ciclo potente da importância da música para a cantora. A atriz Malu Mader é quem empresta sua voz para as cartas, dando um tom mais doce no timbre grave de cantora, mas que traduz uma parte do que o documentário quer mostrar: por trás daquela potência transgressora no palco existia uma mulher extremamente doce, carinhosa e tímida.


O documentário não nega os diversos envolvimentos de Cássia Eller, inclusive com a percussionista Lan Lan, e fala sobre o pai de seu filho. Mas, reforça o tempo todo a sólida relação com Eugênia e sua vontade de que a companheira continuasse com o filho delas após sua morte. É interessante perceber, inclusive, que no primeiro depoimento de Eugênia, ela se refere a Cássia como se ainda estivesse viva, porque em parte, ela realmente continua. Vide as imagens resgatadas pelo filme.
Cássia é um documentário extremamente envolvente. Seja pela personagem retratada, seja pela maneira como Paulo Henrique Fontenelle conduziu cada plano escolhido. Tudo é dinâmico e harmônico nos fazendo caminhar por aquela história com interesse. Senti apenas a ausência de uma citação ao clipe do Fantástico que ela fez com Edson Cordeiro em 1993 cantando Satisfaction, que foi a primeira vez em que vi a cantora. De qualquer maneira, é uma obra rica em sua essência e que dá vontade de aplaudir, como vi algumas pessoas fazendo na sessão em que fui.
Cássia Eller (Cássia Eller, 2015 / Brasil)
Direção: Paulo Henrique Fontenelle
Roteiro: Paulo Henrique Fontenelle
Com: Cássia Eller, Nando Reis, Oswaldo Montenegro, Zélia Duncan, Malu Mader
Duração: 140 min.